Trabalho em equipe: como promover a integração e motivar os colaboradores

Tempo de leitura: 4 minutos

trabalho em equipe

Quais são as maiores dificuldades que você encontra para manter a integração e o trabalho em equipe na sua empresa? Quanto maior a corporação, maior é o desafio em manter a sinergia entre os times, principalmente quando os colaboradores trabalham espalhados, alocados em diferentes unidades. Mas, saiba que é possível superar eventuais contratempos, como conflitos e disputas desnecessárias.

Se gerenciar equipes da mesma empresa e com a mesma cultura é um grande desafio, imagine administrar organizações que integram um mesmo grupo econômico. Recentemente o superintendente de uma holding compartilhou com a VocêRH a importância do jogo de cintura  para compreender as necessidades de cada grupo e alinhá-las com o todo. A sua principal dica é: ouvir as pessoas para entender as demandas e conquistar a colaboração de todos.

Estratégia de cooperação para promover o trabalho em equipe

Quando crianças, muito de nós fomos estimulados a ter o melhor desempenho na escola, ser o melhor nos esportes e ao crescermos levamos essa propensão às disputas para o mercado de trabalho. Mas, se você se considera competitivo saiba que não há mal algum nisso (desde que se observem os limites da competição).

No livro “Armas da Persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar”, o autor Robert B. Cialdini descreve um estudo desenvolvido por Harvey Sherif e Hood White. Os pesquisadores analisaram os efeitos da competição em dois grupos de adolescentes durante colônia de férias.

As atividades que estimulavam a competição entre os grupos, como caça ao tesouro e cabo de guerra, desencadearam um clima de hostilidade e depreciação entre os meninos. A estratégia usada pelos pesquisadores para reverter essa situação foi estimular a cooperação. O trabalho em equipe passou ser a determinante para que os grupos alcançassem objetivos comuns.

Este é o exemplo que deve ser replicado no mercado de trabalho: equipes distintas devem ser vistas como aliadas, não como oponentes. Afinal, é por meio da cooperação de todos que a organização vai alcançar suas metas objetivos. E o RH tem um papel fundamental para  disseminar o senso de cooperação e promover a integração.

3 vantagens de estimular a integração entre as equipes

Como citamos anteriormente, a competitividade no ambiente de trabalho pode ser extremamente positiva. O segredo está em valorizar o esforço coletivo e promover objetivos comuns, assim os colaboradores se consideram aliados e não oponentes. Por meio dessa simples estratégia é possível:

  • estimular a criatividade;
  • promover a inovação;
  • proporcionar o desenvolvimento profissional;
  • oportunizar o trabalho em equipe;
  • incentivar o aumento da produtividade;

Listamos abaixo algumas das principais vantagens que você pode ter ao estimular a integração entre as equipes aí na sua empresa.

1. Melhorar do clima organizacional

O clima organizacional impacta diretamente no desempenho dos seus negócios. Afinal, quando os profissionais não estão felizes a tendência é uma produtividade menor. Isso sem falar na falta de motivação e reclamações que podem tornar o ambiente negativo. Por outro lado, quando a empresa estabelece metas e objetivos, estimula o trabalho em equipe e reconhece os avanços e a melhora no clima organizacional se torna perceptível. A nossa sugestão é recorrer a gamificação para promover uma competitividade sadia.

2. Pontualidade nas entregas

A falta de integração pode ser um dos motivos que levam ao atraso no desenvolvimento das atividades e entrega de projetos. Portanto, o trabalho em equipe pode resolver esse problema. Uma vez que os profissionais trabalham focados em objetivos comuns, todos tendem a cooperar para alcançar as metas. Com isso a empresa ganha tanto em produtividade, quando na pontualidade nas entregas.

3. Aumento do engajamento e motivação

O trabalho em equipe também estimula os colaboradores na busca por um desempenho melhor. Quando o colaborador tem consciência de que o grupo depende do seu esforço para alcançar determinado resultado, se sente motivado a ultrapassar os limites. Com isso, as equipes ficam engajadas e trabalham com entusiasmo com foco nos resultados.

Como você avalia o trabalho em equipe aí na sua empresa? Todos os aspectos que citamos neste post fazem parte do seu dia a dia? Se você gostou deste conteúdo continue acompanhando nosso blog, regularmente publicamos artigos voltados para o desenvolvimento humano e profissional. Você também pode assinar nossa newsletter e receber conteúdos relevantes diretamente no seu e-mail.