Como ter times mais produtivos com gestão de atividades e de custos

Tempo de leitura: 2 minutos

times mais produtivosAo olhar para metas audaciosas, é normal que líderes busquem alternativas para formar times mais produtivos.

São analisados modelos de gestão e aplicadas metodologias inovadoras. A cultura da organização como um todo pode ser transformada. Mas você sabia que pequenas mudanças geram grande impacto? Se a sua empresa pensa em ações de curto prazo, comece pela gestão de atividades e de custos.

Na indústria, a preocupação com a produtividade da linha de montagem é uma constante. Mas engana-se quem pensa que produtividade é apenas “olhar para os números”. Ser produtivo é fazer melhor.

Em outras palavras: ainda que o ritmo de produção seja importante (vale a pena você conferir o post sobre ocupação de postos de trabalho), não é tudo. Por isso, antes de seguir a leitura é importante ter em mente dois conceitos:

Produtividade: fazer mais com o mesmo.

Eficiência: fazer o mesmo com menos.

Então, como ter um time  mais produtivo para então buscar melhor eficiência? Pode deixar que nós explicamos.

O time mais produtivo sabe onde investir o tempo

Já diz o ditado: quem não mede, não controla. Quando os membros da equipe começam a anotar atividades, passam a qualificar como o tempo está sendo consumido. Assim, profissional e gestor conseguem avaliar se o tempo da equipe está sendo desperdiçado ou investido.

O gestor passa a entender quais atividades consomem o tempo da equipe inapropriadamente, identificando gargalos. Além de oportunidades, é claro! É então questão de agir sobre as rotinas. As boas práticas podem e devem ser multiplicadas dentro do time.

Foque no que é importante, e apenas isso

Priorize as atividades olhando para o impacto gerado e o esforço necessário para obter o resultado desejado. O que é essencial? Descarte o dispensável. Isso significa dizer ‘não’ a projetos, iniciativas e até mesmo clientes.

Para entender como transformar a cultura da empresa para ter times mais produtivos, você vai se interessar em um webinar preparado pela Ahgora. Nele, Natália Abreu (CS Manager) e Marcelo Cariolato (PO) apresentam, na prática, como você pode Ganhar Produtividade com Gestão de Atividades e de Custos.

Olhe para o dinheiro

O gestor que deseja ter times mais produtivos mantém o olhar fixo no ROI, o retorno sobre o investimento. Todo esforço, insumo ou tempo dedicado deve ter um resultado específico em mente.

Entre as métricas e indicadores, considere o custo de hora-homem e se as atividades realizadas são faturáveis ou não. Você poderá se surpreender ao descobrir que o projeto que consome maior parte do tempo do seu time não é lucrativo, por exemplo.

Em uma visão mais ampla, você poderá definir quais projetos devem ser descartados, priorizados ou ampliados com base nestas observações.

Se você está em busca de mais produtividade, conheça o Ahgora Timesheet. Com ele você cruza as informações de atividades realizadas com dados do registro de ponto e folha de pagamento para ter mais precisão na análise da relação tempo x custo x rentabilidade. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *