6 negócios que otimizaram processos utilizando software de gestão de ponto

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A gestão de ponto eficiente é um desafio para muitas equipes de RH. Em empresas grandes ou pequenas, fazer uma administração eficiente da jornada de trabalho dos funcionários exige atenção com diversos aspectos. Por isso, o software de gestão se torna um forte aliado nesse percurso, pois torna o processo seguro e transparente. Veja abaixo como as soluções da Ahgora ajudaram seis negócios a otimizar os processos e a reduzir custos operacionais e com a folha de pagamento.

1. Maior franquia de O Boticário aumentou produtividade com software de gestão

Com 1200 colaboradores e no mercado desde 1981, a Perfumaria e Cosméticos LTDA é a maior franquia de O Boticário e uma das mais antigas. São 36 mil registros de ponto todos os meses, o que torna a gestão desse processo complexo, principalmente quando há mudanças na legislação.

Depois de investigar algumas soluções no mercado e identificar que muitos sistemas geraram falhas em rede e até a sobrecarga no RH.  A franquia chegou à Ahgora e encontrou a solução em dois softwares de gestão: o Ahgora PontoWEB e a aplicação Ahgora Batida Online.

Após a implantação, a franquia obteve benefícios como a redução de 50% no tempo destinado às tratativas de ponto, uma economia de R$ 100 reais por mês em horas extras por funcionário e um maior controle no banco de dados dos colaboradores. Como a empresa tem 1200 colaboradores, a economia ultrapassa a casa dos cem mil reais.

2. Brayner: controle de ponto seguro e aumento da transparência

A Brayner é especializada em ambientes de TI e atende segmentos como Indústria, Comércio, Óleo & Gás, Saúde e Finanças. Dos 30 funcionários, 20 trabalham alocados em obras. A empresa controlava o ponto por meio de papel, situação que gerava retrabalho e informações passíveis de dúvida.

Outro problema era a falta de mobilidade, pois necessitava do deslocamento de um colaborador do escritório até o canteiro de obras para coletar as informações de ponto, gerando riscos de extravios. Essas situações foram ultrapassadas com a adoção do Sistema Eletrônico de Ponto, o Ahgora PontoWEB – solução online que possibilita o acesso de qualquer lugar. O aumento da segurança jurídica e a centralização das informações foram as maiores vantagens geradas pelo software de gestão. Além disso, houve uma economia de 40% na folha de pagamento.

3. A Emecinco otimizou a gestão de pessoas e reduziu custos

A Emecinco presta serviços nas áreas de contabilidade e consultoria empresarial há mais de 30 anos. Conta com 110 colaboradores, 15 deles externos, que atendem a 700 clientes em Pernambuco. Um dos grandes desafios da empresa era encontrar uma solução que não oferecesse restrições no tratamento do ponto. Com um sistema que não estava hospedado em cloud computing (nuvem), o abastecimento da plataforma era complexo e ineficiente.

Na busca por um software de gestão que atendesse suas necessidades, a equipe de TI chegou aos produtos da Ahgora. Entre eles o Ahgora PontoWEB, que captura batidas de ponto de relógios, tablets e celulares em tempo real; e o Ahgora Mobile, que informa a localização do funcionário no momento do registro de ponto. A adoção dessas aplicações reduziu os custos em 50% e a tratativa de ponto passou a ser finalizada com um dia de antecedência.

4. EPC Construções: processos mais ágeis com a centralização das soluções de ponto

Quando se tem obras espalhadas pelo país, a gestão de ponto se torna mais complexa. É o caso da EPC Construções, que atua na área de construção pesada em locais como aeroportos e rodovias. Seu modelo de gestão da presença dos colaboradores impossibilitava o acompanhamento da atividade do equipamento de captura de ponto, pois eram utilizados relógios de diferentes fornecedores, o que causava divergências na apuração das informações.

Ao buscar um sistema que se adequasse melhor a realidade da empresa, a EPC contratou duas aplicações da Ahgora: o relógio Ah10, cuja batida pode ser realizada por código de barras, análise biométrica e cartão mifare; e o Ah10 Lite, escolhido pela facilidade de manuseio. Como resultado imediato, a empresa teve ganho financeiro com o controle do banco de horas, evitando o pagamento das horas além do efetivamente cumprido. Houve também redução no custo mensal de pelo menos R$ 1.000,00 por obra, isso porque não foi mais necessário ter um funcionário exclusivamente para a resolução dos problemas relacionados aos relógios de ponto.

5. A TLSV reduziu em 30% os gastos com horas extras com as soluções da Ahgora

A TLSV trabalha com soluções de comunicação de dados e voz, infraestrutura e redes para telecomunicações e sistemas de recepção de sinais de TV por assinatura. Com 850 colaboradores, uma frota de mais de 550 veículos em operação e atuação em 32 cidades, a gestão de ponto era um desafio. Ainda mais porque o processo era realizado via papeletas, o que demandava horas de trabalho da alta gerência. Os documentos precisavam ser conferidos individualmente todos os meses, ao menos duas vezes.

Depois da implantação das aplicações da Ahgora, a empresa aumentou a segurança jurídica, sobretudo com a possibilidade de gerar relatórios com os dados armazenados em nuvem. O aumento da disponibilidade de tempo dos líderes e da precisão do cálculo de horas resultou ainda na redução de 30% nos gastos com horas extras na folha de pagamento.

6. Subway em Florianópolis reduziu os custos da folha de pagamento

Uma das franqueadas da Subway, com oito lojas em Florianópolis, sentia dificuldade em gerir a jornada dos funcionários, principalmente com relação às horas extras. No sistema antigo o controle era feito via papel, onde o gestor de cada unidade realizava o fechamento do ponto dos colaboradores. Não havia um controle exato, o que onerava de uma forma significativa o caixa da empresa.

Com o sistema eletrônico de ponto da Ahgora, a franquia pode acompanhar em tempo real as horas indevidas cumpridas por cada colaborador, gerando uma economia considerável na folha de pagamento da empresa. Além disso, como os gerentes passaram a ter mais tempo para outras tarefas, tanto as vendas quanto o atendimento ao cliente foram beneficiados.

A sua empresa pode ser o próximo case da Ahgora, basta otimizar os processos com um software de gestão de ponto. Solicite uma demonstração e entenda melhor cada uma das soluções.