Registro de ponto eletrônico: vantagens da tecnologia IoT e nuvem no RH

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iotA gestão do ponto dos colaboradores de uma empresa é um trabalho que demanda exatidão e praticidade, pois pode impactar significativamente nos custos com horas extras e até evitar transtornos com processos trabalhistas.

Neste sentido, os registradores de ponto eletrônico são grandes aliados, pois automatizam o processo tanto de registro e gestão de ponto quanto dos cálculos de horas, permitindo aos profissionais de RH se dedicarem a outras atividades.

Vantagens da tecnologia IoT e Nuvem aplicada a gestão de pessoas

Um bom sistema de gestão e registro de ponto eletrônico agiliza as tarefas rotineiras do setor de Recursos Humanos. Também proporciona aumento da produtividade da equipe, favorece o controle preciso das horas trabalhadas e das horas extras, permite maior facilidade na emissão de relatórios e análise diária das taxas de absenteísmo e turnover da corporação.

Porém, existem algumas vantagens que apenas a tecnologia IoT (Internet das Coisas) pode proporcionar. Um exemplo disso, é a comunicação em tempo real entre o registrador de ponto eletrônico (relógio, celular, computador etc.) e o software de tratamento e gestão de ponto. Desta forma os colaboradores registram o ponto na matriz, filiais ou externamente à empresa e o departamento de RH recebe as informações em questão de segundos no software.

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No sentido contrário, quando as alterações são feitas no software, elas são passadas em tempo real para o registrador de ponto eletrônico. Qual a vantagem disso? Bem, se um colaborador for demitido, por exemplo, no mesmo instante que o status for alterado no software ele não poderá mais bater o ponto. Agora se um funcionário se desloca com frequência para uma das filiais da empresa, por exemplo, é possível liberar que o registro de ponto nos registradores das demais unidades.

Além disso, o IoT possibilita que o gestor de RH acesse facilmente as informações de registro de ponto dos colaboradores. Por exemplo, se a empresa possui filiais em diferentes locais do Brasil ou do mundo, o RH acessa as informações dos colaboradores de cada uma das filiais a qualquer momento. Qual a vantagem disso? O RH acaba com o uso de papel e da dependência de um profissional na filial para baixar com um pendrive as informações do registrador de ponto. A gestão de ponto ganha independência!

O Cloud Computing (computação em nuvem) também agrega benefícios valiosos a gestão de pessoas e de ponto eletrônico. Um software em nuvem, permite realizar análises de qualquer lugar. Por exemplo, no modelo antigo as empresas necessitavam instalar o sistema em um computador e o acesso ao mesmo era realizado exclusivamente em uma única máquina. Com um software em nuvem o RH ganha independência e passa a acessar as informações de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento! A única coisa que precisa é uma conexão com a internet.

Se essas tecnologias sozinhas agregam todos esses benefícios, juntas elas proporcionam ainda mais vantagens quando se trata de gestão e registro de ponto eletrônico. Ao combinar essas tecnologias em um mesmo sistema de gestão de ponto o setor de RH acessar as informações dos colaboradores em tempo real, de qualquer lugar e a qualquer momento. Por exemplo, se um profissional não está no seu local de trabalho e precisa fechar o ponto dos colaboradores, ele pode fazer a qualquer momento. Ou se o gestor de RH necessita emitir um relatório de absenteísmo do dia ou do mês pode fazer isso de qualquer lugar!

Um sistema que combine essas duas tecnologias faz com que o RH tenha uma previsibilidade sobre as horas trabalhadas e horas extras de cada funcionário – o que evita sustos no fechamento da folha de pagamento -, permite a fácil emissão de relatórios, evita erros de cálculos de horas – o que pode levar a empresa a sofrer com processos trabalhistas – e agiliza o processo de fechamento de folha.

Além disso, pode agregar vantagens como transparência com os colaboradores por meio de um portal de comunicação direta com os funcionários, que permite a visualização do espelho ponto individual, a adição de justificas pelo portal (o que acaba com a necessidade do registro em papel) e a visualização do holerite.
Outras vantagens da tecnologia quando aplicada à gestão e registro do ponto eletrônico é a otimização das atividades do RH, proporcionando mais tempo para a equipe atuar em ações estratégias e estudar melhorias na gestão de pessoas na empresa. A tecnologia reflete no aumento da produtividade tanto do RH quanto em toda a empresa. Afinal, funcionários motivados produzem mais e melhor.

Além disso, a tecnologia influencia positivamente na qualidade do trabalho executado, uma vez que ela garante a precisão das informações e evita o retrabalho.

Assertividade e Produtividade no RH

Ferramentas que utilizem as tecnologias descritas acima proporcionam agilidade, economia de tempo e aumentam a produtividade no RH. Mas como essas tecnologias podem efetivamente melhorar a produtividade do time de RH?

Ao investir em um sistema de gestão de ponto eletrônico, automatiza-se diversos processos manuais, como o cálculo de horas trabalhadas/extras, emissão de relatórios com apenas dois cliques, integração do software de ponto com o de Fechamento de Folha.

Além do ganho de tempo que a automação proporciona, a escolha da ferramenta de gestão e registro de ponto eletrônico certa pode reunir e disponibilizar as informações em tempo real, o que permite a precisa tomada de decisão pelo RH. Ao agregar este tipo de inteligência, o RH pode atuar de forma mais assertiva em diferentes situações, como por exemplo, em casos de alta taxa de rotatividade de funcionários e pode desenvolver ações que visem a retenção de talentos, atuando de forma mais assertiva.

O portfólio de soluções para gestão do ponto eletrônico da Ahgora agregam todos estes benefícios e muito mais. Solicite um diagnóstico e entenda como nossas ferramentas podem aumentar a produtividade e otimizar as atividades do RH na sua empresa.

 

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