Como o Sicoob Central NE apoia as 55 filiadas a reduzir risco trabalhista?

Tempo de leitura: 5 minutos

Semíramis Carvalho , Eduardo Miranda e Jiuliharleane Oliveira, colaboradores do Sicoob Central NE

Com um time de 70 colaboradores, o Sicoob Central NE implantou o sistema de gestão de ponto da Ahgora para agilizar o tratamento de ponto. A experiência foi tão positiva que começou a incentivar a adesão das 13 filiadas. Entre os diversos benefícios encontrados, o Sicoob Central NE destaca que as aplicações apoiam a reduzir risco trabalhista.

Conversamos com Semíramis Carvalho, Supervisora de Administração Pessoal, para compreender melhor a experiência. Leia a entrevista e entenda como as aplicações de gestão de ponto da Ahgora apoiam o Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob), a 5ª maior rede de atendimento bancário do Brasil.

Gestão de Pessoas no Sicoob Central NE

Gerenciar pessoas é sempre um grande desafio. E para o Sicoob Central NE não é diferente. A Central regional é composta por jovens em sua maioria, e uma equipe de 5 pessoas (1 Supervisor, 2 Analistas e 2 Assistentes) e segue uma estrutura bastante vertical entre central nacional, centrais regionais e filiadas.

Especificamente no Sicoob Central NE, o Departamento Pessoal trata o ponto de seus 70 colaboradores. “Após a experiência positiva com o Ahgora PontoWEB, sugerimos que as nossas filiadas adotassem o sistema”, explica Semíramis.

Case Sicoob Central NE

O Sicoob Central NE é a retaguarda a retaguarda de todas as cooperativas filiadas na região Nordeste, que hoje é composta por 13 cooperativas e seus 56 pontos de atendimento que, juntos, somam 650 colaboradores. Fazer a gestão de ponto dos colaboradores de todas estas unidades é sem dúvida um desafio.

As aplicações da Ahgora possibilitam ao Sicoob gerenciar online e em tempo real todas as unidades. Vantagem que pode ajudar e muito o Sicoob a vencer o atual desafio. “Temos a intenção de centralizar o ponto das filiadas, porém, isto deve acontecer gradativamente”, ela explica. “Com as ferramentas oferecidas pelo Ahgora, poderemos fazer a centralização sem grandes impactos, algo que antes parecia impossível.”

Por que otimizar a gestão de ponto?

O sistema de ponto utilizado pelo Sicoob Central NE era concentrado numa única pessoa e tomava muito tempo deste profissional. “Estávamos em busca de um sistema que facilitasse nossa gestão e reduzisse o tratamento de ponto”, conta Semíramis.

O Sicoob viu no sistema Ahgora PontoWEB e REP Ah30 (homologado pelas portarias 1510/ MTE e Inmetro) a solução para simplificar o processo de tratativa de ponto e dar mais segurança jurídica e fiscal . Além disso, a possibilidade de fazer esta gestão compartilhada com as unidades traz mais efetividade e torna mais fácil a gestão do Sicoob Central NE.

  • Os colaboradores não precisam mais acionar a unidade central, isso porque, têm a possibilidade de consultar seus registros.
  • O acompanhamento das horas extras ficou mais efetivo e possibilitou a gestão efetiva das justificativas .
  • O equipamento possui uma bobina que possibilita maior tempo de uso.

“Com todas as vantagens do sistema online, vimos a possibilidade de centralizar o processo. Além de reduzir risco trabalhista em nossas cooperativas filiadas”, afirma Semíramis.

“O sistema facilitou bastante o nosso dia a dia. Agora ficou muito mais prático registrar as nossas ocorrências e repassar para o nosso gestor aprovar, visto que todas as informações ficam na mesma plataforma. Se eu quiser consultar ocorrências que foram geradas em meses anteriores, posso fazer isso com facilidade e agilidade. O histórico permite que cada um tenha mais controle de todo o processo e auto gerencie seu sistema de ponto eletrônico.”

Eduardo Miranda – Supervisor de Comunicação e Marketing do Sicoob Central NE que utiliza o Portal do Colaborador para acompanhar a sua folha ponto.

Quais resultados o Departamento Pessoal alcança com a Ahgora?

“Na experiência anterior tínhamos muito trabalho manual para alimentar o sistema. Conferir e arquivar declarações, atestados, marcações nos espelhos para que fossem justificadas.” relata Semirames Com isso, o Sicoob Central NE levava em média 5 dias no mês para finalizar o ponto. Ainda, antes do fechamento do mês, realizada ajuste quinzenal. “Agora, em meio expediente encerramos o ponto do mês”, conta. Com tudo isso, o Sicoob Central NE pode perceber que o processo funciona se as ferramentas forem bem aproveitadas.

A automatização dos processos de ponto trouxe ganho de tempo para nosso departamento pessoal. Hoje o Sicoob utiliza o relógio de ponto e o sistema de ponto e banco de horas.

E a implantação?

“A implantação foi rápida e contamos com o apoio da Ahgora,“ relata Semíramis. O Sicoob Central NE contou com uma funcionária que se dedicou a operacionalizar o sistema e auxiliar as cooperativas e as demais unidades que contrataram.

“Em relação à implantação do sistema de ponto Ahgora PontoWEB, percebo uma maior fluidez nas ações de gestão de equipe, quanto a horários e horas extras. Tudo rápido, automatizado e numa só tela. Tivemos um grande ganho em relação à padronização e investimento.”

Jiuliharleane Oliveira – Gerente de Suporte Organizacional utiliza os dados gerados pela Ahgora na tomada de decisão sobre o time.

“O sistema é de fácil manuseio”, comemora. “Por tudo isso, recomendamos o Ahgora PontoWEB para as empresas que buscam uma solução prática e eficiente para controle de jornada dos empregados”. E você, está esperando o que para implantar o Ahgora PontoWEB? Converse conosco para retomar o controle de horas extras e banco de horas e reduzir risco trabalhista.

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