Como evitar as faltas dos colaboradores e garantir a pontualidade e assiduidade em supermercados?

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pontualidade e assiduidade em supermercados

Em algumas empresas e segmentos, o nível superior e a fluência em inglês são aspectos relevantes para contratar e manter um funcionário. No segmento de varejo, especificamente em supermercados, outros dois fatores são mais valorizados: a pontualidade e assiduidade.

Ter centenas e até milhares de colaboradores que mantêm a frequência regular de sua jornada é uma meta que parece inalcançável para grande parte dos gestores. Existe um caminho efetivo a seguir? Neste artigo mostraremos que é possível. Confira!

O que é pontualidade e assiduidade no trabalho?

Em geral, supermercados começam o expediente bem cedo, entre 7h e 8h, e encerram no final da noite, por volta das 22h ou 24h. Isso sem contar as equipes que trabalham na madrugada. A jornada é longa, são muitos colaboradores entrando e saindo o tempo todo. Além disso, é natural que os funcionários contratados sejam de diferentes localidades, muitas vezes dependem de duas ou mais conduções para chegar ao trabalho.

Com um cenário desse, fica difícil acreditar que todos os colaboradores serão pontuais e assíduos. Ter esse controle é outro desafio.

  • A pontualidade é uma característica designada àquele profissional que é pontual. Está em seu posto de trabalho no horário em que inicia sua jornada.
  • A assiduidade está relacionada com a frequência do profissional. Assíduo é aquele que não falta no trabalho, sem justificativa ou apresentação de atestado.

Qual a importância da pontualidade e assiduidade em supermercados?

O supermercado é um estabelecimento que recebe clientes o dia inteiro e por isso precisa contar com o seu efetivo completo, garantindo que nenhum cliente terá problemas com o atendimento.

Quando um colaborador se atrasa ou falta, sem avisar seu superior, toda uma cadeia de atividades e funções é impactada. Outros profissionais são prejudicados, sofrendo alterações em suas jornadas de trabalho, como atrasos no horário de almoço, no fim do expediente ou sem poder sair de seu posto para ir ao banheiro, por exemplo.

Cada profissional tem funções estabelecidas que formam um fluxo de trabalho contínuo. Uma atividade depende da outra para que tudo funcione perfeitamente. Se um colaborador da limpeza falta, provavelmente algum ambiente vai demorar mais para ser limpo. De forma que o cliente pode notar e entender como falta de cuidado ou higiene do estabelecimento.

A dificuldade de garantir a pontualidade e assiduidade dos colaboradores é proporcional ao número de funcionários contratados. As soluções tecnológicas são o caminho mais efetivo para minimizar o problema.

Como a tecnologia ajuda a superar os desafios enfrentados por supermercados

A falta de pontualidade e assiduidade não são os únicos problemas enfrentados pelos supermercados. A rotatividade nesse tipo de segmento é alta. Há diversos casos em que o colaborador não está atrasado ou faltou, mas simplesmente abandonou o emprego. A empresa demora dias até confirmar o abandono e precisa abrir novos processos seletivos para substituir aquele profissional. Enquanto isso, a equipe segue desfalcada.

Profissionais que costumam se atrasar com frequência ou apresentam muitas faltas podem estar indicando um futuro pedido de demissão ou abandono de emprego. É necessário monitorar para identificar esse comportamento e estar prevenido para esse momento.

O monitoramento pode ser feito por meio de um relógio de ponto. O Ahgora PontoWeb, emite relatórios com as horas extras dos colaboradores, que permite à empresa identificar os profissionais que estão sobrecarregados, em detrimento daqueles que faltaram ou se atrasaram.

O Ahgora Leader é aplicação focada na descentralização do RH. Através dela os gestores ou lideres dos times podem identificar quem tem batidas ímpares, quantas e quais justificativas estão em aberto, quem possui banco de horas positivo ou negativo e como está sendo a jornada de trabalho dos colaboradores da sua equipe em tempo real. Esse último recurso, em especial, contribui para o acompanhamento dos profissionais que foram prejudicados com o atraso de um colega, por exemplo.

O Suite RH é ferramenta que permite a gestão de ponto por exceção. De maneira simples, pode-se dizer que ele faz o diagnóstico do ponto. O Suite do RH compila todas as ocorrências (intrajornadas, batidas ímpares, etc.) de todos os colaboradores e alerta o RH das necessidades de ajuste.

A tecnologia oferece maior qualidade na gestão de tarefas e no acompanhamento da rotina dos colaboradores. Dessa forma, é possível prever problemas futuros e aplicar estratégias para resolvê-los ou até impedi-los. Conheça todas as soluções e tudo que a Ahgora resolve para o seu supermercado.

 

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