Por que o relógio de ponto é fundamental para garantir a pontualidade e assiduidade em restaurantes

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pontualidade e assiduidade em restaurantes

Já pensou quanto a pontualidade e assiduidade em restaurantes (a presença do time) são fundamentais para garantir o funcionamento do estabelecimento? A falta de um colaborador mexe com toda a rotina do local. A preparação dos alimentos, a organização do espaço e o atendimento ao público são afetados, levando a prejuízos financeiros e estragando a imagem da empresa.
A falta de pontualidade e assiduidade também impacta na escala de trabalho de outros colaboradores, que precisam se reorganizar para suprir a falta de um colega. Com isso, a folha de pagamento sofre custos com horas extras e adicionais. Neste artigo, mostraremos porque o relógio de ponto é a solução para empresas que precisam acabar com a falta de pontualidade e assiduidade. Confira!

O que é pontualidade e assiduidade em restaurantes?

A pontualidade é a qualidade ou condição de ser pontual. No ambiente de trabalho, o profissional firma um acordo com a empresa de cumprimento de horário, onde uma escala é determinada.O colaborador deve estar em seu posto no horário combinado. A assiduidade se refere à frequência. O profissional assíduo é aquele que não apresenta faltas injustificáveis ou sem atestado médico.

A pontualidade e a assiduidade são fatores importantes para garantir o funcionamento de um restaurante. Cada colaborador é responsável por tarefas específicas que devem se desempenhadas em seu horário de trabalho, mantendo o fluxo organizado. Quando um profissional falta ou chega atrasado, essa estrutura é desestabilizada.

Qual a importância da pontualidade e assiduidade em restaurantes

A falta de compromisso com esses dois elementos atinge o cliente diretamente. Imagine um restaurante que oferece refeições todos os dias no horário do almoço e do jantar. Um determinado dia, seu cozinheiro e um dos garçons que atendem no salão faltam.

Provavelmente, a preparação dos pratos sofrerá um atraso e o atendimento aos clientes será conturbado. A solução momentânea seria contratar um profissional extra para ajudar na cozinha, deslocar um colaborador de outra área ou entrar em contato com o cozinheiro de outro turno para que mude seu horário.

Nesse último caso, a empresa poderia infringir o artigo 66 da CLT que determina um intervalo mínimo de 11 horas consecutivas de repouso entre as jornadas de trabalho, para cada colaborador. Isso quer dizer que quem registrou o ponto à meia-noite, não poderia iniciar o turno às 7h, por exemplo.

Algumas empresas desconsideram esse cumprimento, não se atenta às convenções coletivas e desconsideram que podem sofrem com os processos trabalhistas no futuro.

3 desafios enfrentados pelos restaurantes e como superar

garçom1. Rotinas exaustivas

A rotina de trabalho em restaurantes é exaustiva. Os profissionais passam muito tempo em pé e ainda precisam resolver os problemas com os clientes. Na cozinha, há calor, estresse e a responsabilidade de preparar todos os alimentos com segurança e higiene.

Nenhum desses aspectos deve influenciar na pontualidade e assiduidade dos colaboradores. Para isso, a gestão deve oferecer condições adequadas de trabalho e valorizar seus colaboradores. Ter funcionários extras, contratar folguistas e intercalar períodos maiores de descanso são alguns caminhos a seguir.

atendimento 2. Qualidade no atendimento

Com todos os desafios encontrados para manter o restaurante em pleno funcionamento, ainda é preciso oferecer um atendimento de qualidade ao cliente. Esse aspecto influencia na percepção de valor que o público tem do serviço.

Criar ações promocionais e manter os colaboradores motivados são fundamentais para garantir qualidade no atendimento.

controle de ponto manual 3. Administração manual

As atividades de gestão que são realizadas de forma manual exigem mais tempo, atenção e dedicação do proprietário ou gerente. Com isso, sobra pouco tempo para cuidar de outras ações mais estratégicas, que favoreçam o crescimento do negócio.

O controle de ponto é uma dessas atividades. Os profissionais anotam os horários em um controle de papel e o gestor precisa registrá-los para o fechamento da folha de pagamentos. A solução para essa questão é investir em sistemas automatizados e economizar tempo e dor de cabeça.

Olhe só o exemplo do Bar do Juarez, badalado ponto de encontro de São Paulo… apesar de ter quase 200 funcionários distribuídos em 04 unidades, conseguiu reduzir em 80% o tempo gasto com tratativa de ponto. É cliente Ahgora desde fevereiro de 2017.

Lucas Alves, diretor da rede, comemora a facilidade na gestão de escalas e agilidade nas decisões. “Hoje tudo é muito instantâneo, precisamos ter essa agilidade. Está mais fácil ficar dentro do que a legislação determina… o sistema permite que as regras da convenção coletiva sejam parametrizadas de acordo com ela”. O desafio se deve justamente ao fato de que o colaborador do restaurante não ter dia específico de folga.

Outra vantagem? “Os funcionários acessam o holerite online no ambiente da folha de pagamento” – o Portal do Colaborador. “Não imprimimos mais nada hoje”, conta.

Como a tecnologia contribui para a pontualidade e assiduidade

A tecnologia automatiza, agiliza e proporciona maior segurança para os processos. O controle de ponto transmite as informações do registro dos funcionários diretamente para o sistema que contabiliza os horários, horas extras e faltas.

Dessa forma, aumenta a pontualidade e assiduidade dos colaboradores –  que se sentem inibidos em não cumprir com sua escala de trabalho ou em burlar a marcação. A automação substitui o trabalho manual, proporcionando mais tempo para o gestor se dedicar a outras atividades, além de oferecer segurança para o controle.

O controle de ponto da Ahgora é um sistema automatizado que registra a marcação de ponto dos colaboradores, ajudando na gestão e diminuindo os custos com a folha de pagamento. Veja como a Ahgora ajudou o Subway a reduzir os custos com a sua folha de pagamento.

 

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