Como diminuir custos com um sistema de ponto eletrônico

Tempo de leitura: 4 minutos

ponto eletrônicoVocê lembra o quanto era difícil acompanhar o registro de ponto feito manualmente? Graças a tecnologia tudo ficou mais fácil e hoje com um sistema de ponto eletrônico em nuvem é possível acompanhar em tempo real a jornada dos colaboradores, o que possibilita fazer uma gestão mais assertiva, prever custos com horas extras e automatizar atividades operacionais do RH. Neste post vamos abordar alguns pontos que podem gerar dúvidas sobre o investimento em um sistema de ponto eletrônico em nuvem.

Se a sua empresa ainda não faz a gestão de ponto, cuidado! Você pode estar correndo sérios riscos trabalhistas. É oportuno relembrar que o registro de ponto eletrônico é regulamentado pela Portaria 1510/09 do Ministério de Trabalho, já a legislação que dispõe sobre os sistemas alternativos de ponto é a Portaria 373. Dentre as vantagens de optar por um sistema de ponto eletrônico em nuvem estão a automatização dos processos, ampliação da segurança jurídica e a transparência entre RH, gestores e colaboradores.

Livro de ponto x ponto eletrônico

Acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores é fundamental, seja para otimizar a distribuição das demandas, identificar gargalos de produtividade ou reduzir os custos com horas extras. E, algumas empresas ainda fazem isso por meio do antigo livro de ponto, que se resume a uma simples folha onde o funcionário aponta as horas trabalhadas. Além de ultrapassado este método esconde alguns riscos, que listamos abaixo:

  • informações incorretas;
  • possibilidade de fraudes;
  • risco de extravio;
  • dificuldade de localizar as informações;
  • alto tempo para tabulação dos dados;
  • horário britânico.

ponto eletrônicoDiante de tantos complicadores, o livro de ponto é realmente um “barato que pode sair muito caro”. Então, se você pretende reduzir custos, a melhor alternativa é o ponto eletrônico. Mas mais do que qualquer sistema de gestão de ponto, existem alguns que atuam em nuvem e, devido aos equipamentos de coleta usarem a tecnologia IoT (Internet das coisas), coletam as informações de registro em tempo real. Isso tudo oferece possibilidades ímpares para modernizar a gestão da jornada de trabalho da sua empresa, que passa a contar com informações em tempo real para fazer a gestão. Assim, é possível simplificar a tomada de decisões e ainda contribuir para a redução de custos. Abaixo listamos outras vantagens que só um  sistema de ponto eletrônico em nuvem e IoT entrega:

  • informações em tempo real para a tomada de decisão assertiva;
  • segurança jurídica e fiscal;
  • redução de custos e riscos trabalhistas;
  • cálculos automatizados;
  • aumento da transparência com os colaboradores;
  • integração com diversos sistemas de folha de pagamento e ERPs do mercado;
  • integração de dados e facilidade de acesso;
  • descentralização do RH.

Como o ponto eletrônico em nuvem ajuda a reduzir custos?

Investir em um sistema de ponto eletrônico parece algo impossível para alguns empresários, pois acreditam que o custo é alto. Porém, não é bem assim! A verdade é que hoje existem opções oferecidas como serviço (SaaS) onde a empresa paga um valor mensal acessível, e pode utilizar o sistema de gestão e o relógio de ponto. É a combinação das tecnologias cloud e IoT que permitem às empresas automatizar as atividades operacionais que demandam muito tempo do RH, como o fechamento de folha de pagamento e gestão de horas extras ou banco de horas.

Mas, o ponto eletrônico em nuvem não traz vantagens só para o RH, mas sim para toda a empresa. Isso, porque as informações sobre a jornada de trabalho também ficam disponíveis para líderes e colaboradores, ampliando a transparência das relações profissionais. Como os gestores acompanham facilmente a jornada de trabalho e o saldo de horas de cada colaborador, isso pode orientar a tomada de decisões de forma mais estratégica. Um funcionário que está com saldo de horas negativo pode ser alocado em outros projetos a fim de equalizar a carga horária.

7 vantagens do ponto eletrônico

Como já citamos ao longo do texto, o ponto eletrônico em nuvem e IoT contribui para tornar a gestão da empresa mais ágil e eficiente. A tecnologia favorece a previsão e controle de custos, pois as informações são atualizadas em tempo real. Com isso, é possível visualizar diariamente a situação, analisar os dados e planejar a redução de custos.

ponto eletrônico

Confira abaixo sete tópicos que apresentam algumas das principais vantagens do ponto eletrônico em Nuvem e IoT, como o da Ahgora Sistemas, e resumem o que abordamos neste post:

  1. Otimização da jornada de trabalho;
  2. Maior controle de horas extras;
  3. Gestão eficiente da jornada de trabalho e do banco de horas;
  4. Acompanhamento diário de banco de horas;
  5. Facilidade na gestão de justificativas de faltas e atrasos;
  6. Relatórios automatizados que simplificam a tomada de decisões;
  7. Transparência nas relações profissionais;
  8. Otimização na gestão de pessoas.

Se você gostou deste artigo, sugerimos também a leitura do post: 6 motivos para contratar o software de gestão de ponto eletrônico da Ahgora.