Ponto biométrico é seguro mesmo? Tire suas dúvidas!

Tempo de leitura: 6 minutos

ponto biométrico

Por lei, todas as empresas com mais de 10 funcionários devem fazer o registro de ponto. Atualmente, isso é possível pelo método manual, mecânico, eletrônico ou ponto biométrico (comparativo aqui).

A terceira alternativa vem sendo escolhido por diversas empresas como seu método de marcação de horários, por causa de seus benefícios e por estar entre as opções mais modernas do mercado.

A dúvida, porém, é se a opção é realmente segura para as empresas. Neste artigo, vamos solucionar as principais dúvidas sobre o tema. Confira! O ponto biométrico faz a leitura da impressão digital do colaborador, identificando o profissional em um sistema e registrando o seu horário de expediente.

Como funciona o ponto biométrico?

Na prática, funciona da seguinte forma. Após a aquisição e homologação do relógio ponto, um profissional do RH da empresa deve fazer o registro das digitais de todos os colaboradores que farão a marcação de ponto por meio da biometria.

São extraídos um número mínimo de características biométricas, tais como sulcos na pele. Então, é gerado um ‘template’ biométrico que vai representar cada colaborador. Dessa forma, sempre que o funcionário inserir sua digital no relógio ponto, aparecerá o seu nome com a marcação do horário computado. Dependendo do modelo, o colaborador recebe na sequência um comprovante do Registro Eletrônico de Ponto (REP).

O template biométrico que foi gerado pelo registro da digital será armazenado na memória do relógio para consultas, lançamento das horas trabalhadas por cada profissional e fechamento da folha de pagamento. Todos os registros podem ser extraídos por meio de um arquivo de texto impresso ou salvo em pen drive pelo Fiscal do Trabalho.

Uma empresa que ainda não utiliza o ponto biométrico, após fazer a instalação e registrar as digitais dos colaboradores, deve instruí-los a sempre fazer a marcação no início e término do expediente, início e término do horário de descanso, bem como qualquer outra pausa que o retire do trabalho.

Como é feita a instalação de um relógio ponto biométrico?

A instalação do ponto biométrico é bem simples. Não é necessário conectá-lo a um computador, apenas a uma tomada de energia.

Os equipamentos podem ser colocados em qualquer área da empresa, o ideal é que seja um ponto de acesso fácil para os colaboradores. Normalmente, são colocados em locais por onde os funcionários passam ao chegar ou sair da empresa. Assim, as informações ficam registradas no equipamento, porém, todo mês o RH deve extrair informações com um pen drive.

Porém, existem modelos hoje que facilitam o dia a dia do RH. Os equipamentos da Ahgora, por exemplo, são conectados também à internet, por contar com tecnologia Internet das Coisas (IoT), seja por cabo ou cartão 3G. Isso é importante porque se comunicam em tempo real com o sistema de de gestão de ponto utilizado pelo RH – ao contrário de outros modelos, em que é preciso baixar as informações de cada relógio manualmente e depois fazer o upload dos dados para o sistema.

Com a Ahgora, o RH passa a acessar as informações dos colaboradores, a qualquer momento, sem precisar sair da mesa.

4 vantagens do ponto biométrico

As Portarias 1510 e 373 trouxeram uma evolução no que diz respeito ao registro de funcionários. Por meio delas foi possível desenvolver alternativas para modernizar e automatizar o controle de ponto. Com isso, as empresas puderam escolher alternativas tecnológicas do que as utilizadas no passado.

O relógio ponto biométrico é uma dessas alternativas que surgiu proporcionando diversas vantagens para as empresas. Confira 4 delas:

1. Biometria digital

Adeus às senhas e às marcações em papel. O ponto biométrico faz a leitura da digital do colaborador, por esse motivo não é necessário o uso de senhas ou marcações em papel. Dessa forma, diminui as chances de erro e fraude na marcação de ponto.

2. Integração

O sistema de ponto biométrico pode ser integrado com outros sistemas utilizados pela empresa, como o de gestão de pessoas, folha de pagamento, entre outros. Facilitando e automatizando o trabalho dos profissionais de RH.

3. Cumprimento das leis

Ter um relógio ponto homologado garantirá que a empresa está cumprindo com o que determina a legislação.

4. Custo-benefício

Empresas que não utilizam o ponto biométrico perdem tempo e dinheiro com os processos que os métodos ultrapassados exigem e com a manutenção de máquinas antigas. Elimina-se a necessidade de comprar cartões magnéticos, administrar as marcações em livros de ponto e o número de etapas na gestão profissional.

O ponto biométrico é realmente seguro?

O caso de médicos que fraudavam os sistemas de ponto da rede de saúde do país ganhou destaque na mídia há alguns anos atrás, e tem se repetido em outros órgãos públicos. A prática é bastante comum em sistemas onde o usuário insere uma senha para registrar o ponto.

Essa é uma das formas mais fáceis de se burlar o sistema, pois a senha pode ser informada a outros profissionais. No sistema biométrico, porém, o profissional deve inserir a sua digital, o que dificulta as chances de fraude. A biometria exige que a digital do colaborador seja registrada, por isso não é possível que outro profissional faça o registro indevido.

Há, contudo, diferentes tipos de biometria digital, e alguns são mais seguros que outros.

Essa questão da segurança era uma das preocupações do Hospital Universitário de Florianópolis (HU). Eles chegaram a receber denúncias suspeitando da frequência dos funcionários. Para solucionar o problema e acompanhar em tempo real a jornada de trabalho dos colaboradores o HU optou por uma aplicação fornecida pela Ahgora.

 

 

Outro exemplo que também pode ser citado é da Brayner, empresas que investiu no ponto biométrico com objetivo de otimizar os processos e torná-los mais seguros. Com a contratação do Sistema Eletrônico de Ponto Ahgora PontoWEB, a empresa atingiu seus objetivos e conquistou mais mobilidade para a marcação de ponto dos funcionários que trabalham nos canteiros de obras.

A Ahgora oferece soluções seguras para o controle de ponto de seus clientes. Por meio de sua ferramenta de gestão em nuvem é possível fazer todas as suas formas de registro de ponto, com 

simplicidade, integração, segurança e economia.