Manual: 5 passos para enviar a folha ponto no prazo

Tempo de leitura: 2 minutos

O eSocial gerou mudanças importantes nos departamentos de RH – e nos escritórios de contabilidade também. O programa do governo federal tem o objetivo de padronizar o envio de informações trabalhistas, fiscais e tributárias pelas empresas. O eSocial passou a exigir a transmissão de dados – como os coletados com a folha ponto – quase no mesmo momento em que os eventos acontecem.

Você, contador, certamente entendeu a razão disso. Todos os dados coletados no eSocial já são registrados, mas cada um de um jeito. Algumas informações vão por meio eletrônico e outras são armazenadas até hoje no papel. Com o novo sistema, todas passarão a seguir um só caminho. Fica mais fácil e seguro validar, armazenar e fiscalizar as obrigações.

A importância de evitar atrasos na folha ponto

E quanto aos seus clientes? Antes as empresas podiam empurrar a entrega de dados alguns dias para frente. É que a fiscalização nem sempre era imediata. Agora os prazos são rígidos e precisam ser cumpridos à risca. Se as empresas atrasam o envio dos documentos, o problema fica nas mãos do contador.

É o caso da folha ponto, documento que serve de base para uma série de informações que devem ser prestadas ao eSocial. Como garantir que seus clientes encaminhem os dados de controle de jornada dos colaboradores no prazo?

Você pode convencer seus clientes sobre a importância de seguir o cronograma. Para ajudar você, a Ahgora preparou um manual. Nele, você encontrará detalhes sobre as regras do novo programa e as consequências de não cumpri-las. Também vai achar sugestões de como ficar em dia com os prazos da folha ponto. Clique aqui para baixar.

Com esse manual, você será capaz de sugerir aos seus clientes aplicações que facilitam os processos burocráticos com a folha ponto. Abandonar o livro ponto e adotar um sistema de ponto eletrônico é uma delas. Vai sobrar tempo para o RH se dedicar à gestão de pessoas. E será possível que a sua empresa contábil assuma uma posição cada vez mais consultiva, auxiliando seus clientes na tomada de decisão assertivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *