Livros sobre RH imperdíveis

Tempo de leitura: 8 minutos

Gestora de RH em momento de lazer, lê um livro no sofá

Com a agilidade com que as mudanças ocorrem, não dá para cruzar os braços e se contentar com o que você já sabe. O aprendizado deve ser contínuo e uma excelente aposta são os livros sobre RH. Eles ensinam, inspiram, nos fazem pensar… E abrem muitas portas.

Para você, profissional de RH, existe uma variedade enorme de livros de excelente qualidade, inclusive livros online, dos mais fascinantes autores. Nós selecionamos 10 entre os melhores, que você precisa ler já.

10 excelentes livros sobre RH

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Dale CarnegieUm dos clássicos mais lidos de todos os tempos, “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” já vendeu mais de 50 milhões de unidades no mundo inteiro. Esse livro é tão bom que muitos empreendedores bem-sucedidos garantem, inclusive, que ele vale por um curso de MBA.

E atenção profissional de RH. Dale Carnegie afirma que o sucesso de qualquer empreendimento não depende de know-how, como muita gente pensa. Pelo contrário, 85% vem com a qualidade de comunicação, de uma boa liderança e com a capacidade de promover o entusiasmo e comprometimento das equipes.

Indiscutivelmente, trata-se de um dos livros sobre gestão de RH de leitura obrigatória para os profissionais da área.

Foco – Daniel Goleman

Foco - Daniel GolemanComo conduzir um time inteiro da empresa, quando você está perdido num emaranhado de informações e não consegue prender a atenção no que de fato interessa? Segundo Daniel Goleman, isso realmente acontece, a todo instante, em todos os lugares.

De acordo com Goleman, torna-se cada vez mais fácil distrair-se, isolar-se e sentir-se perdido num mundo de informações e uma infinidade de coisas acontecendo ao mesmo tempo. No entanto, se você quer ser bem sucedido, produtivo e ter relacionamentos pessoais e profissionais melhores, precisa desenvolver seu foco.

Ah, você não sabe por onde começar? Não se preocupe, porque o livro “Foco” lhe dá a receita. Trata-se de um dos melhores livros sobre liderança já escritos e com lugar garantido, também, em nossa lista de livros sobre gestão de RH.

Um Novo Jeito de Trabalhar – Laszlo Bock

Um Novo Jeito de Trabalhar - Laszlo BockVocê quer cultivar um ambiente de alta liberdade e motivação? Aprenda com quem vem seguindo essa trajetória, com sucesso. Ou seja, veja o que a Google faz de diferente para ser uma das empresas mais criativas do planeta.

Nesse livro, Laszlo Bock revela os dez passos que transformarão a sua equipe e o ajudarão a atrair pessoas talentosas para os seus times. Mas o autor ressalta que a construção de uma cultura e de um ambiente de excelência exige aprendizado e renovação constantes.

Se você quer acessar os bastidores da organização mais inteligente do mundo, inclua essa obra de Bock entre os livros sobre gestão de RH, para você ler e aproveitar as boas ideias a seu favor.

Scrum – Jeff Sutherland

Scrum - Jeff SutherlandCertamente você está se perguntando: afinal, o que é Scrum? Trata-se de um método de gestão de equipes e projetos criado por Jeff Sutherland. Ele promete reduzir custos e horas de trabalho, porém, com um ganho de até 800% na produtividade.

Parece ótimo, não é mesmo? Sutherland garante que sim. Segundo ele, o método baseia-se no ritmo real de produção de uma pessoa, criando mini-equipes e definindo objetivos em curto prazo, para que haja mais fluidez e agilidade em cada projeto.

O livro “Scrum” ensina o passo-a-passo para você aplicar esse método em sua empresa, a exemplo do que vem fazendo algumas poderosas, como Google, Toyota e Amazon.

Garra – Angela Duckworth

Garra - Angela DuckworthEssa é uma aula sobre o poder da paixão e da perseverança. É o que a autora chama de garra. Aliás, quem atua no setor de RH sabe o peso que isso tem para se alcançar o sucesso em tudo o que fazemos. Mas não é algo simples, exige esforço.

Para Duckworth, esforço é muito mais importante que talento. Ele não apenas gera mais habilidades, como também impulsiona os resultados. Por isso que o esforço é duas vezes mais importante que o talento.

Enfim, essa obra revela o quanto a garra pode transformar vidas – não o talento e muito menos a sorte. Ou seja, você tem aqui mais uma preciosidade entre as sugestões de livros sobre gestão de RH.

A Quinta Disciplina – Peter Senge

A Quinta Disciplina - Peter SengeO renomado autor Peter Senge é enfático: somente vencerão as empresas que aprendem. Mas o que isso significa? Segundo ele, trata-se das organizações que direcionam o foco em unir as habilidades dos funcionários, para produzir resultados ousados.

Em “A Quinta Disciplina”, você vai conhecer melhor as cinco disciplinas de Senge, como elas impactam sua empresa e como se desenvolvem de forma prática. O autor aborda, ainda, o conceito do pensamento sistêmico, para entender sua empresa como um todo, e como os ciclos de feedback funcionam.

E é claro que você vai ver, também, como realmente criar uma empresa que aprende.

Virando a Própria Mesa – Ricardo Semler

Virando a Própria Mesa - Ricardo SemlerRicardo Semler transformou a Semco, uma empresa familiar, em grande case de sucesso, focado em montar um time forte e, assim, gerar lucros. Para cumprir seus objetivos, Semler adotou inúmeras medidas controversas, que deram mais liberdade aos funcionários e tinham como meta principal aumentar a produtividade.

Semler acreditou que os trabalhadores eram adultos e podiam controlar a empresa. Com esse playbook não ortodoxo, a Semco atingiu a meta pré-definida e foi ainda mais longe. Ou seja, alcançou a liderança no mercado, com crescimento de 600% nas vendas e aumento no lucro de 500%.

Vale a pena conhecer histórias com “finais felizes”, altamente inspiradoras. Mais uma excelente dica entre os livros sobre gestão de RH.

Drive: A Surpreendente História sobre Aquilo que nos Motiva – Daniel H. Pink

Drive: A Surpreendente História sobre Aquilo que nos Motiva - Daniel H. PinkQuando o assunto é motivação, existe uma grande falta de sincronia entre o que a ciência sabe e o que o mercado adota. Para Pink, o sistema operacional das empresas é construído para trabalhar com motivadores externos.

No entanto, afirma o autor, a força da motivação e da alta performance não está nas recompensas financeiras ou punições. Pelo contrário, ela se sustenta em três pilares:

  1. a necessidade humana de controlar o seu destino;
  2. a necessidade de nos tornarmos melhores nas coisas que nos interessam;
  3. a necessidade de fazer algo que tenha um significado para nós e também para o resto do mundo.

Um dos livros sobre gestão de RH de grande valor.

Blink: A decisão num Piscar de Olhos – Malcolm Gladwell

Blink: A decisão num Piscar de Olhos - Malcolm GladwellEm um piscar de olhos podemos tomar decisões importantes, usando nossa experiência acumulada e os milhares de anos de evolução do ser humano. Neste livro, Malcolm quer que você aprenda 2 coisas principais:

  1. Que decisões tomadas rapidamente podem ser tão boas como decisões longas e altamente deliberadas. Nem sempre a decisão analítica é a melhor resposta para uma situação e, se buscamos agilidade, uma decisão intuitiva pode ser a resposta;
  2. Como saber quando confiar em seus instintos e quando se cuidar para não ser vítima deles. Julgamentos instantâneos podem ser aprendidos e controlados e você consegue fatiar mentalmente as questões. Sua intuição pode ser sua amiga! Basta entender como ela funciona.

Blink é uma das obras mais vendidas da Amazon.com por mais de seis anos e destaca-se, também, entre os livros sobre gestão de RH.

O Gestor Eficaz – Peter Drucker

O Gestor Eficaz - Peter DruckerConsiderado o pai da administração moderna e autor de mais de 30 livros e vários best-sellers, Peter Drucker também enriquece as nossas dicas de livros sobre gestão de RH.

Nesta obra, Drucker parte de dois pressupostos. Em primeiro lugar, que o principal objetivo do gerente é ser eficaz. E, depois, que eficácia é algo que pode e deve ser aprendido e aperfeiçoado.

Drucker ainda apresenta várias dimensões do desempenho de um gerente:

  • O primeiro passo para a eficácia é registrar e controlar o uso do seu tempo;
  • O segundo passo é focar seu trabalho nas contribuições que você tem a dar à organização;
  • O terceiro passo é tornar a força produtiva por meio da sua atitude e comportamento;
  • O quarto passo é priorizar suas ações e executar apenas uma delas de cada vez.

Por fim, o autor faz uma análise sobre a tomada de decisão eficaz. Além disso, ele a desenvolve como um processo de julgamento racional e esclarecido sobre qual o melhor caminho a seguir.

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Boa leitura e bons aprendizados!

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Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12min, o seu app de desenvolvimento pessoal. Bons aprendizados!

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