Humanização no trabalho: uma relação sustentável entre pessoas e empresas

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já percebeu que nos últimos anos as empresas estão mudando a relação de trabalho com os funcionários? Isso acontece devido a uma mudança no modelo de gestão, em que as organizações tiram o foco única e exclusivamente do lucro e ampliam o foco para as pessoas com a humanização no trabalho. É importante ficar claro que o lucro continua sendo um objetivo, porém, deixa de ser o único.

Mas, qual a diferença entre Gestão Humanizada e Orientada a Lucro?

Se você é empreendedor deve estar se perguntando, mas como o foco nas pessoas vai fazer a minha companhia crescer e prosperar? Bem, o cálculo é simples, ao valorizar as pessoas que impulsionam a sua corporação rumo ao desenvolvimento, elas produzem mais em menos tempo, passam a vestir a “camisa” da empresa e atuam como verdadeiros donos, trabalhando no sentido de entregar resultado. Isso gera um impacto significativo no lucro da empresa.

Quando o foco de atuação da empresa é apenas o retorno financeiro, para a companhia não importa quantas horas extras os colaboradores façam nem a condição do trabalho, apenas o lucro. Isso gera um sentimento de insatisfação e não pertencimento do colaborador, o que impacta em desânimo, na baixa produtividade dos funcionários e na insatisfação do cliente quanto ao atendimento.

Para driblar a perda de clientes, as faltas e rotatividade de colaboradores e rejeição junto a fornecedores, a gestão humanizada surgiu como uma solução interessante e mais efetiva. Tanto que tem apresentado resultados significativos!

Muitas companhias já colocaram em prática este tipo de gestão e passaram a observar que houve impacto positivo sobre o lucro e no relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.

Princípios da Humanização no Trabalho

A sua empresa está com foco em lucro ou nas pessoas? Para te ajudar a responder esta pergunta, abaixo mostramos quatro princípios básicos que norteiam a atuação da empresa com base no modelo de humanização no trabalho.

1. Princípio da Segurança

Ao atuar baseada neste novo modelo de gestão, as empresas precisam criar ambientes de trabalho onde as pessoas se sintam motivadas e livres de ansiedade, medo de perda econômica ou sensação de que podem ser demitidas a qualquer momento. O ambiente deve ser seguro, com boa ergonomia e agradável. Isso faz com que os colaboradores se sintam a vontade para expressar suas habilidades e ideias.

2. Princípio da Equidade

É necessário que haja uma forma justa e coerente de avaliar as condições dos colaboradores, bem como prezar pela equidade e partilhar os lucros da organização de acordo com a contribuição individual de cada um.

3. Princípio da Autonomia

Para que os colaboradores se sintam seguros e possam atuar de forma autônoma é necessário que a organização encoraje-os a desenvolverem suas competências. Uma forma de proporcionar isso, é investir em feedbacks, cursos e outros recursos que impulsione-os em direção ao desenvolvimento do potencial individual. Para que isso possa acontecer, é importante que as empresas deem liberdade e autonomia para que o colaborador possa dar sugestões ou mesmo desenvolver sua própria forma de trabalhar.

4. Princípio da Democracia

As empresas precisam de lideranças que norteiam os trabalhos de forma consciente, dando liberdade para que os colaboradores possam participar da tomada de decisões e expressar sua opinião livremente.

Humanização-no-trabalhoEnquanto a liberdade, autonomia e democracia andam de mãos dadas com o modelo de gestão humanizado, é importante destacar que o aumento do controle, supervisão e alto grau de institucionalização andam na direção contrária e são inibidoras deste modelo de gestão. Por isso, se há o desejo de investir neste modelo de gestão na sua empresa, é essencial ter isso em mente!

Um modelo que vai além do lucro

Humanização-no-trabalhoA humanização no trabalho sem dúvida transcende o resultado financeiro. Isso porque está baseada em um propósito de existência e consegue cativar e motivar as pessoas. Afinal, dinheiro é importante, mas será que o lucro da sua empresa é o que motiva o funcionário a trabalhar cada vez melhor e feliz? Pode até ser que em alguns casos a resposta seja positiva, mas isso não é um objetivo que perdura por muito tempo.

Investir em ações que valorizem as pessoas e que façam com que elas se sintam parte do todo, no final, é o que faz diferença. E isso vai além de salário no bolso! Isso tem relação com ambiente, rendimentos, benefícios, cultura, liberdade e propósito.

Essas condutas impactam diretamente na felicidade dos colaboradores, o que reflete no resultado global da empresa, em mais inovação (de produtos e processos) e em uma empresa mais competitiva.

Como as empresas estão humanizando o seu dia a dia

Humanização-no-trabalho

As ações para promover a humanização no ambiente de trabalho são muitas. Empresas de todos os tamanhos (das menores às multinacionais) investem em práticas que colocam o ser humano como uma das prioridades. Abaixo listamos algumas delas para que você possa se inspirar.

  • Visam um propósito que vai além do dinheiro.
  • Executivos com salários atrativos, mas não abusivos. O co-cofundador e ex-CEO da Costco Jim Senegal, por exemplo, teve um salário de US$ 350 mil e um bônus de US$ 200 mil. Valores bem diferentes do que um CEO geralmente recebe em uma empresa de capital aberto, que pode chegar a US$ 14,2 milhões de remuneração em um ano.
  • As portas dos executivos estão sempre abertas. A Harley-Davidson, por exemplo, tem uma política na qual qualquer funcionário pode falar com os executivos da empresa no dia que desejar.
  • Remuneração e benefícios atrativos e superiores aos pagos no mercado.
  • Mais tempo de treinamento e capacitação dos colaboradores. A The Container Store, por exemplo, investiu em média 263 horas de treinamento aos colaboradores. A maior parte das empresas investem em média oito horas em capacitação.
  • Menos rotatividade. Empresas que atuam com base no modelo de humanização no trabalho geralmente têm taxas bem inferiores de rotatividade do que as que utilizam os modelos tradicionais.
  • Contratam profissionais alinhados a cultura e que sejam apaixonados pela empresa.

Estes são alguns dos aspectos, mas é claro que existem outros que apontam quando um negócio está no caminho certo para ter um ambiente mais agradável e humanizado. Agora que você já sabe o que é humanização no trabalho e conhece seus princípios, pode ajudar a sua empresa a se modernizar e investir no que realmente impulsiona ao sucesso: as pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *