Glossário do RH Moderno – As principais tendências para você turbinar o seu RH

Tempo de leitura: 7 minutos

glossario-rh-moderno

Para você ficar por dentro das novidades mais relevantes na área de RH e não ficar ultrapassado, nós criamos este Glossário. Ele tem como objetivo mantê-lo informado sobre as principais tendências e novidades do mercado.

Além disso, este Glossário deve servir como um Guia, para você consultá-lo sempre que precisar. Leia-o atentamente.

 

Acordo sindical

Também chamado de Acordo Coletivo de Trabalho, ou ACT. É um ato jurídico feito entre uma entidade sindical laboral e uma ou mais empresas, onde se firmam regras na relação trabalhista existente entre ambas as partes.

 

Ambientação

Consiste em transferir todas as informações necessárias para um novo funcionário sobre a empresa. Isso inclui estrutura organizacional, políticas de pessoal, salários e benefícios, planejamento estratégico. Isso é feito para reduzir o impacto do iniciante na empresa e melhorar sua integração à organização, adaptando-o da melhor forma para que ele possa trazer resultados o quanto antes para a empresa.

 

Ambiente Colaborativo

A regra é a colaboração.  Este tipo de ambiente é criado para o compartilhamento de conhecimento na empresa, trazendo um grande diferencial competitivo para ela. Durante essa colaboração são elevados os níveis de inovação e de produtividade dentro da mesma, promovendo uma cultura que se retroalimenta dentro do seu negócio, e gera prazer e motivação entre os colaboradores.

 

Banco de Horas

É um acordo feito entre a empresa e os funcionários. Ele tem o objetivo de armazenar horas trabalhadas além da jornada diária e trocar por folgas, ao invés da reposição em dinheiro. A utilização de um banco de horas é uma maneira de controlar os períodos de jornada extra, respeitando a carga horária prevista para a jornada de trabalho. Por meio desse sistema, é possível flexibilizar a rotina do funcionário através da compensação de horas devidas e de horas extras, de uma maneira organizada.

Saiba mais aqui.

 

Coaching

Do inglês, treinamento. A sua função é ajudar as pessoas no seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional, conduzindo para o autoconhecimento, que pode apontar novos caminhos e possibilidades na carreira. É uma forma tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória. Uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

 

Cloud Computing

Cada é mais comum se ouvir falar sobre a computação em nuvem (Cloud Computing). Com ela, manter seus arquivos em servidores seguros e disponíveis para acessar em qualquer lugar tornou o serviço muito mais atrativo no quesito custo/benefício.
Com os dados de sua empresa na nuvem, acessá-los em qualquer plataforma por meio da internet significa otimizar seu negócio. A mobilidade em viagens, o trabalho em homeoffice e a mudança da sede da sua empresa sem complicações são apenas alguns dos muitos benefícios garantidos por essa modalidade.

Saiba mais aqui.

 

Downsizing

É um termo em inglês que significa o enxugamento ou a racionalização da burocracia corporativa. Com a redução dos níveis hierárquicos em uma organização, é possível aproximar os cargos operacionais da alta direção, gerando um aumento de produtividade dentro da empresa.

 

Endomarketing

Marketing realizado através de uma série de ações com o objetivo de conscientizar, informar e motivar os colaboradores. O endomarketing é uma ferramenta de estimulo e valoração de seus colaboradores que, por sua vez, ao receber as informações necessárias de forma clara e transparente retornam diretamente na produtividade e no atendimento. O endomarketing estabelece uma relação de troca entre empresa e colaborador. Nesse sentido, a imagem da empresa é “vendida” aos seus colaboradores, e é capaz de gerar vários resultados em âmbito geral.

 

ERP

É a sigla para Enterprise Resource Planning, traduzindo do inglês “Planejamento dos recursos da empresa”. Por meio de um sistema único a empresa consegue gerenciar todas as suas informações de maneira integrada. Esse sistema geralmente é muito usado pela equipe de RH para gerenciar seus colaboradores. Suas vantagens são a maior confiabilidade nos dados, o monitoramento em tempo real e a diminuição do retrabalho por parte da equipe.

 

Internet das Coisas

Do inglês, Internet of Things, o conceito desta revolução tecnológica é conectar aparelhos eletrônicos do dia-a-dia, como eletrodomésticos, maquinas pesadas e até mesmo meios de transporte. Por meio de sensores, é possível controlar o funcionamento de dispositivos (como máquinas e equipamentos) remotamente, que emitem dados até um sistema central (computador ou smartphone, por exemplo).

Quanto a Gestão de Pessoas, um exemplo é por meio da gestão de ponto. Com esse sistema já e possível capturar as batidas do ponto em tempo real e operar de acordo com as exigências legais. Isso facilita o controle de escalas, jornadas e horas extras, também facilita o acesso as informações beneficiando a performance com ações assertivas e pró-ativas. O que fazia parte de uma administração complexa de dados, hoje, com a Internet das Coisas se tornou um processo muito mais inteligente e eficaz.

Saiba mais aqui.

 

Folha de pagamento

É um documento em que a empresa relaciona os nomes dos empregados, suas remunerações, descontos, abatimentos e o valor líquido que cada um recebe mensalmente. É um conceito antigo, mas que hoje passa por um processo de modernização, a partir do momento que há uma grande quantidade de ferramentas disponíveis no mercado (tanto softwares quanto aplicativos) que facilitam a organização das folhas dos colaboradores. Dessa maneira há uma redução de custos e uma maior transparência para o colaborador (com a disponibilização de holerites digitais, por exemplo).

 

Horas extras

São as horas trabalhadas além da jornada normal de trabalho. Devem ser pagas de acordo com o contrato estabelecido com o colaborador e com seu sindicato. Esse pagamento deve ser de no mínimo 50% a mais que a hora norma de trabalho até 100% da hora normal de trabalho.

Saiba mais aqui.

 

Onboarding

É o processo pelo qual novos colaboradores passam para adquirir os conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para tornarem-se membros efetivamente da empresa. Esse processo é muito valorizado hoje, pois é um dos grandes responsáveis pela diminuição do Turnover do colaborador. Ambientá-lo aos sistemas, processos e aos produtos/serviços que a empresa oferece é essencial para garantir a produtividade do mesmo.

 

PIS

Programa de Integração Social é um benefício fornecido pelo governo todos os anos aos colaboradores de empresas privadas.

 

Portaria 1510

Um decreto que delimita a forma de registro e monitoramento de carga horária de trabalho. Ele indica alguns requisitos ligados ao sistema e ao equipamento de registro de ponto.

Saiba mais aqui.

 

Portaria 373

É uma portaria que apresenta algumas mudanças no sistema de registro eletrônico de ponto. Ela também estabelece a possibilidade de adoção pelos empregadores de sistemas alternativos de controle e jornada de trabalho, mediante acordo coletivo.

Saiba mais aqui.

 

Registrador Eletrônico de Ponto

Também conhecido pela sigla de “REP”, é um equipamento responsável pelo registro da batida de ponto do colaborador. Ele pode atender a Portaria 1510 (físico, emissor de recibo, registrado pelo MTE) ou a Portaria 373 (físico ou móvel, flexível e sem a necessidade de registro do MTE).

Saiba mais aqui.

 

SaaS

É a sigla para Software como Serviço, ou Software as a Service (em inglês) é uma maneira de comercialização e distribuição de softwares. Nesse modelo, o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária pelo software para que o cliente o utilize via internet, pagando pelo serviço disponibilizado.

Dessa forma, para o usuário/cliente, basta uma matrícula e uma senha e ele é capaz de acessar todas as funcionalidades disponíveis no software. Isso de maneira rápida, sem a necessidade de instalação em diversos computadores ou servidores, e em tempo real – podendo ser acessada de qualquer lugar em qualquer dispositivo.

Saiba mais aqui.

 

Esses são apenas alguns termos que o gestor de pessoas precisa se adaptar para ter sucesso em sua empresa. Você sentiu falta de algum? Conte para a gente nos comentários.