Gestão por competência: a prática do RH moderno

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Você está satisfeito com os resultados apresentados por seus colaboradores ou acredita que eles podem entregar mais e melhor? Uma estratégia interessante de ser implementada é a gestão por competência para potencializar o desenvolvimento humano na organização. É assim que muitas empresas identificam e desenvolvem novos talentos.

Antes de falar sobre gestão de competência, vamos conceituar alguns termos. A gestão está diretamente ligada à atividade de administrar algo e isso envolve também planejamento, acompanhamento e coordenação. Já a competência é a união de conhecimentos, habilidades e atitudes. Porém, é preciso saber colocar em prática o que se sabe. É aí que entra a gestão por competência.

O que é gestão por competência?

A gestão por competência foca no indivíduo, seu desenvolvimento e aprendizagem. Para isso, são avaliados conhecimentos, habilidades e atitudes. Por fim, também vale ressaltar que é fundamental treinar os líderes e gestores para que façam a gestão de feedback de forma adequada e possam efetivamente gerir por competência.

A especialista em Recursos Humanos da Ahgora, Juliana Bittencourt, explica que na gestão por competência os líderes exercem um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas. O propósito é que os colaboradores alcancem resultados melhores, isso traz benefícios tanto para a empresa quanto para o profissional, que se destaca na sua área de atuação, podendo ser visto como uma referência pelo mercado.

Embora a gestão por competência seja um conceito amplo, podemos dizer que é uma técnica usada para gerir pessoas de forma eficaz e produtiva. Este conceito deve ser aplicado já no processo de recrutamento, a fim de identificar as competências técnicas e comportamentais do candidato e verificar se estão de acordo com a cultura da empresa e da atividade a ser desenvolvida. Além disso, deve ser executado no dia a dia da empresa, avaliando o perfil comportamental, entregas e habilidades de cada colaborador.

Como implantar a gestão por competência?

O primeiro passo para colocar em prática a gestão por competência na sua empresa é entender que as pessoas não são iguais. E a avaliação de desempenho é uma ferramenta importante para isso. Segundo Juliana, é assim que ocorre na Ahgora: a avaliação de desempenho é aplicada por área e função desenvolvida, com o objetivo de promover o desenvolvimento técnico e comportamental. Assim, a empresa pode mapear os conhecimentos técnicos e habilidades de cada colaborador e avaliá-los de forma individual. Identificar os pontos de melhorias e desenvolver este profissional, ao mesmo tempo em que fortalece os pontos positivos.

Já o RH tem um papel fundamental no recrutamento e seleção para que os novos colaboradores atendam as competências desejadas pela empresa. E isso não é uma tarefa fácil. O ideal é que o recrutador tenha experiência e use estratégias para extrair o máximo de informações do candidato. Um exemplo disso é fazer perguntas mais consistentes e abertas, incentivando que os profissionais detalhem as experiências, comportamentos e expectativas. Quando o processo de recrutamento e seleção é assertivo, a seleção é feita de forma direcionada e tem maior possibilidade de sucesso e, consequentemente, impacto na taxa de (turnover) rotatividade da empresa, que tende a ser menor.

3 práticas da gestão por competência

1) Treinamento Onboarding

Você sabia que a primeira semana de trabalho é determinante para que os colaboradores permaneçam na empresa? Segundo o site ClearCompany, é neste período inicial que 33% dos profissionais recém-contratados definem se permanecerão na empresa por um longo prazo ou não. Por isso, é fundamental que o treinamento de onboarding tenha uma abordagem baseada em gestão por competência. Assim, os novos contratados entendem quais são os conhecimentos e habilidades esperados pela empresa.

2) Avaliação de Desempenho

Um estudo da Gallup apontou que metade dos profissionais consultados afirmam não saber o que a empresa espera deles. Novamente, a gestão por competência tem um papel essencial no alinhamento de expectativas. A organização, por meio dos gestores e líderes, deve deixar claro o que é esperado de cada colaborador e apontar competências desejadas. Isso pode ser feito por meio da avaliação de desempenho, de feedbacks contínuos e até de processos de coaching.

3) Desenvolvimento de lideranças

A sua empresa tem um planejamento para sucessão de lideranças? A maior parte das organizações não pensa nisso, mas é fundamental preparar os colaboradores para assumir novos desafios. A gestão por competência é um estímulo ao desenvolvimento de novas lideranças. E essa pode ser uma grande vantagem para a organização, que, ao invés de recrutar novos gestores no mercado de trabalho, pode buscar líderes em seu próprio quadro de funcionários, com inúmeras vantagens de ter profissionais que já conhecem os valores e a cultura da organização.

E aí, você está entusiasmado para implantar a gestão por competência, de maneira efetiva na sua empresa? Um outro conteúdo que pode trazer mais informações é: A influência do perfil comportamental nas equipes de trabalho. Continue acompanhando nosso blog e se desejar assine nossa newsletter para receber novidades direto no seu e-mail.

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