Gestão de Pessoas: as vantagens do SaaS

Tempo de leitura: 3 minutos

vantagens-do-saasSaaS é a abreviação para o termo em inglês Software as a Service que, em bom português, seria “Software como um Serviço”. O modelo SaaS é, portanto, um tipo de aluguel de software, que empresas podem fazer, para utilizar determinada plataforma sem ter que, necessariamente, comprá-la.

 

Com a demanda cada vez maior por economia de espaço e, especialmente, economia financeira, muitas empresas tem optado por utilizar SaaS para otimizar seus serviços e aumentar a qualidade de trabalho, se beneficiando das vantagens que esse tipo de modelo tem para oferecer para seus clientes.

 

Para as ações de Gestão de Pessoas, o SaaS pode trazer muitas vantagens que facilitam sua rotina e a relação com os colaboradores de uma empresa. Se você quer saber como esses serviços podem te ajudar na sua rotina, confira, nesse artigo, os principais benefícios do SaaS para essa atividade.

 

Maior liberdade para a equipe acessar informações sobre o trabalho

O SaaS é um sistema em nuvem, que permite o acesso de informações em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Por esse motivo, para empresas muito grandes, ele é uma ótima solução para reduzir os gastos com a disponibilização de equipamentos, como computadores, para que os colaboradores tenham acesso à determinadas informações.

No âmbito da gestão de pessoas, o SaaS pode ser usado para divulgar informações importantes para os colaboradores, como avaliações de desempenho, espelho de ponto, horas extras, pagamentos de salários e quaisquer outros dados relevantes sobre a atividade profissional.

 

Facilidade para gestores analisarem informações

Para os gestores, o SaaS também é um sistema bastante benéfico. Como as informações estão sempre disponíveis na nuvem, é possível acessar uma base de dados de sua equipe de colaboradores, gerando inclusive relatórios de desempenho, de métricas e de quaisquer outras informações que são necessárias para gerir o seu time e melhorar a rotina de trabalho.

 

Interação transparente entre colaboradores

Os colaboradores também podem se beneficiar do uso do SaaS para a gestão de pessoas de uma empresa. Algumas soluções em SaaS contam com um ambiente online onde gestores e colaboradores podem tratar informações, como faltas, atrasos e justificativas, de uma forma mais dinâmica e transparente, diminuindo, assim, a relação de dependência com o RH.

 

O SaaS não resulta em custo extra

Uma grande vantagem do modelo SaaS é que esse o sistema não resulta em custos extras para a empresa, como ele é um serviço e não um produto, não é preciso, por exemplo, contratar uma nova licença para desenvolver uma nova funcionalidade ou um novo módulo. Basta solicitar um upgrade ou customização do seu plano para atender a demanda necessária.  

Outro ponto importante é que os Softwares como Serviço, na grande maioria das vezes, trabalham com um conceito de evolução contínua, ou seja, o sistema está sempre atualizado e adequado às exigências legais. Isso é fundamental quando lidamos com informações fiscais e trabalhistas.

 

Maior capacidade de otimização do tempo

Usar um software de informações em nuvem como o SaaS é também uma ótima maneira de otimizar tempo e utilizá-lo de maneira mais eficaz e inteligente em qualquer ambiente de trabalho. No RH, por exemplo, ele pode ajudar a minimizar burocracias ou gargalos que ocorrem quando esse tipo de serviço não é utilizado. E como tempo é dinheiro, esse ganho também pode ser observado no aspecto financeiro à longo prazo.

Outra grande vantagem é trabalhar com um amplo volume de informações que podem se facilmente analisáveis, esses dados além de promover indicadores relevantes, podem oferecer insights para otimizar a gestão de pessoas e ajudar a tomar decisões importantes com maior embasamento.

 

Usar o SaaS é uma decisão importante para a equipe responsável por gestão de pessoas em uma empresa. Você já conhecia os benefícios desse serviço para a sua atividade? Tire suas dúvidas com a gente!

acessar-ahgora-ponto-web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *