Futuro do RH: as transformações nas relações e no desenvolvimento dos negócios

Tempo de leitura: 15 minutos

  1. Introdução
  2. Afinal, o que é Transformação Digital?
  3. As mudanças no setor de RH
  4. Transformação Digital no RH
  5. O futuro do RH
  6. Como promover transformações no RH e nas corporações?
  7. Morte ao operacional. Vida longa ao estratégico no futuro do RH.
  8. Transformação Digital e os novos Modelos de Negócio
  9. Mas como implementar uma estratégia digital
  10. Empoderamento do RH, líderes e colaboradores
  11. Conclusão

 

Introdução

As relações de trabalho nas organizações estão a cada dia passando por transformações. Essas mudanças acabam por impactar significativamente o setor de Recursos Humanos, que precisa se reinventar e adaptar sua forma de atuação, deixando de ser uma área apenas operacional, para contemplar estratégias organizacionais alinhadas com a gestão de pessoas. Uma nova forma de gestão é o que nos espera no futuro do RH.

A utilização da tecnologia é uma importante impulsionadora dessas modificações. Segundo a pesquisa “High Impact HR” (em português, Alto Impacto do RH) realizada pela Deloitte em setembro de 2017, as novas tecnologias e as expectativas da força de trabalho estão transformando a forma como o RH se relaciona com as pessoas e como os colaboradores interagem uns com os outros.

O resultado da pesquisa é o reflexo de uma tendência conhecida como Transformação Digital. A transformação digital é um movimento no qual as pessoas induzem as mudanças no ambiente corporativo a partir da utilização da tecnologia como recurso-chave para melhorar o desempenho, fazer uma gestão estratégica e potencializar os resultados.

futuro do rh
Apesar do Futuro do RH ser digital, a gestão de pessoas continuará sendo o pilar central de atuação do setor.

Em muitas empresas, essas modificações estão se iniciando no setor de Recursos Humanos e com elas, muitos benefícios são conquistados. Há uma atuação mais estratégica do setor, transparência na relação empresa-colaborador, descentralização da informação e o empoderamento de líderes e colaboradores. A área de gestão de pessoas alcança um patamar mais estratégico e humanizado e faz com que profissionais se atualizem para viver o futuro do RH, que está mais presente do que nunca!

 

Afinal, o que é Transformação Digital?

As mudanças no setor de RH

Com a leitura inicial desse texto você deve ter percebido que a atuação do RH está se transformando em várias empresas do mundo. E na sua, houve alguma mudança? Se sim, isso é sinal de que estão seguindo as novas tendências e elevando o RH a outro nível. Se a resposta for negativa, este é um sinal de alerta!

Mas quais as mudanças mais urgentes e em que direção o RH está caminhando? A principal futuro do rhdelas é a utilização das tecnologias disponíveis para o setor. O futuro do RH exige a otimização e automatização das rotinas operacionais para poder concentrar maiores esforços à gestão estratégica de pessoas.

Outra mudança primordial é a descentralização do RH que permite, por meio da tecnologia, delegar algumas funções dos profissionais de gestão de pessoas às lideranças. Marcação de ponto, autorização de horas extras e atestados, por exemplo, passam a ter supervisão direta dos líderes de seus respectivos colaboradores. Esse movimento contribui para que o setor de pessoal consiga atuar como planejador e desenvolvedor de ações estratégicas visando a eficiencia empresarial.

Essa prática contribui para diferentes esferas. No âmbito empresarial, há ganhos com dados mais precisos. Já os líderes passam a gerir com eficiência suas equipes. O RH ganha tempo e visão estratégica. E os colaboradores passam a ter uma relação mais transparente com as lideranças.

Entenda no vídeo abaixo o impacto da Transformação Digital (com legenda em português) na área de gestão de pessoas e nos negócios:

E aí você deve estar se perguntando, mas como será o Futuro do RH com todas essas mudanças? É simples.

 

Transformação Digital no RH

A transformação digital no RH das empresas já é uma realidade e vem provocando mudanças em toda a corporação. Isso porque essa tendência, além de inserir o digital na realização de tarefas e otimização de processos, traz um novo olhar para o aprendizado, satisfação e desempenho dos colaboradores.

É necessário uma mudança de mindset para a transformação digital das empresas, pois ela será responsável por impactar diretamente a cultura organizacional, promovendo a inovação e o bem-estar das pessoas. Para isso, precisa estar embasada na interação entre pessoas, tecnologia e processos, tornando os colaboradores os catalisadores dessas alterações. Neste contexto, o RH é visto como o impulsionador e mediador da transformação digital nas empresas.

 

O futuro do RH

Este novo momento vivido pelos profissionais de Gestão de Pessoas é apenas o primeiro passo para o futuro do RH, e tudo começa pela saída deste profissional dos processos estritamente operacionais para uma crescente atuação na gestão estratégica. Nesse sentido, as operações passam a ser automatizadas, o que confere mais tempo aos profissionais, segurança e confiabilidade das informações.

Automatizar rotinas, exige investir em tecnologias e adaptar processos para tornar a execução ágil. Além disso, outra mudança é a descentralização da informação, na qual as lideranças não dependem mais do RH, podendo acessar os dados livremente, baseando-se em informações reais e atualizadas para a tomada de decisão.

O RH irá atuar cada vez mais presente à mesa da diretoria e será incubido de conhecer as estratégias da corporação, promover ações, treinamentos, capacitações e contratações a fim de alcançar estes objetivos. Sendo assim, passa a trabalhar de forma estratégica e alinhada com as metas do negócio.

Por exemplo, se a empresa tem intenção de dobrar de tamanho (tanto em pessoal quanto ter um ganho significativo em faturamento), o RH precisará atuar focado no sentido de contratar talentos alinhados com a cultura da corporação e treiná-los adequadamente para que em pouco tempo possam produzir e entregar resultados significativos.

O futuro do RH exige uma área de gestão de pessoal muito mais analítica e estratégica. A tomada de decisão deve ser baseada em dados concretos e reais, ao mesmo tempo em que analisa o Retorno sobre o Investimento (ROI) das suas ações. Afinal, o planejamento da área deve ser desenvolvido fundamentado em dados sólidos e constantemente avaliados, para que haja a certeza de que caminha na direção certa e está alinhado com o negócio.

 

Como promover transformações no RH e nas corporações? 

Fazer com que todas essas mudanças aconteçam no setor de RH demanda muita determinação e foco. Abaixo listamos alguns pontos que podem ser observados e que ajudarão nesta evolução. Porém, antes de você iniciar a leitura, é importante ter em mente que nenhuma mudança acontece do dia para a noite e que este é um processo que precisa ser construído.

 

Mudança de Cultura no RHfuturo do rh

Comece com os profissionais de RH, mostrando o valor da mudança da mentalidade e a importância deles visualizarem formas de automatizar o operacional e atuar de forma mais eficiente e estratégica.

 

Evolução dos Recursos Disponíveis

Invista em recursos, tecnologias, aplicativos, ferramentas e capacitação de pessoal que permitam escalonar as atividades, facilitar as rotinas do dia a dia e fornecer de forma ágil dados analíticos para análises. Desenvolver o olhar analítico dos profissionais de RH também é essencial, para que avaliem os dados antes da tomada de decisão.

 

Informações Acessíveis

As tecnologias certas além de ajudar no dia a dia, permitem descentralizar e democratizar o acesso às informações. Desta forma, os dados ficam disponíveis para diferentes níveis de gestão. Por que dar acesso às informações aos líderes? Para que possam tomar decisões precisas e coerentes no dia a dia sobre seus liderados.

 

Ir além dos relatórios

Para isso, é preciso ter informações em tempo real no RH. Ter acesso a dados reais e atualizados da força de trabalho transformam as corporações, pois orientam o negócio e permitem tomar decisões de forma rápida e assertiva.

 

Vá além do modelo tradicional

O modelo de gestão tradicional já não atende mais! No futuro do RH as empresas precisam olhar além e investir em modelos que estejam mais alinhados ao seu negócio, que promovam resultado e motivem os colaboradores e lideranças.

 

Empoderamento

Confiar na capacidade das pessoas e dar autonomia para que elas possam se autogerir, trazer novidades, expor ideias e inovar. Ao mesmo tempo, disseminar informações relevantes sobre a estratégia da empresa faz com que as pessoas se sintam parte e estejam motivadas para atuar com foco em resultados.

 

Mudança de Mentalidade das Lideranças

Nenhuma mudança acontece da noite para o dia. Por isso, é necessário mudar o “mindset“ da corporação (diretores, lideranças e colaboradores) no sentido de impulsionar a inovação e o foco no resultado.

 

Comunicação Eficiente e Cultura Organizacional

Estimular uma cultura organizacional com foco na transformação digital e inovação garante o sucesso das mudanças. Além disso, tudo passa por algo básico, mas essencial nas corporações: a comunicação. É fundamental que haja uma comunicação clara, objetiva e direta com todos os níveis da empresa para que todos entendam o porque e as vantagens das mudanças e naveguem juntos na mesma direção.

 

Morte ao operacional. Vida longa ao estratégico no futuro do RH.

Aquele RH que ainda vive na “Idade da Pedra” está com os dias contatos! Se o seu RH ainda utiliza milhões de planilhas, leva horas e horas para fechar a folha ponto e de pagamento, realiza atividades extremamente manuais e não tem mais tempo para nada, é bom ligar o sinal de alerta. Sua empresa está perdendo em produtividade e eficácia!

Fique atento! Existem ferramentas super acessíveis para elevar o RH ao nível ESTRATÉGICO! Mas aí você deve estar se perguntando: se o RH funciona sendo operacional, porque investir num RH estratégico? A resposta é simples! Confere na imagem abaixo as principais diferenças e entenda o porque do RH operacional ainda estar “engatinhando” enquanto o estratégico já “caminha, corre e surfa!”.

futuro do rh

Agora que você já sabe o futuro do RH e o impacto da transformação digital, é importante entender como tudo isso impacta no negócio em geral.

 

Transformação Digital e os novos Modelos de Negócio

“Surfar na onda” da Transformação Digital e levar a sua empresa para outro patamar requer mudanças significativas na corporação. Além do impacto na gestão de pessoas, cultura e descentralização da informação, o futuro do RH ainda faz surgir a necessidade de metamorfosear o modelo de negócio da corporação.

É importante deixar claro que não necessariamente sua empresa vai mudar radicalmente o modelo de negócio que tem hoje, mas possivelmente com o passar do tempo irá agregar outros modelos, fazendo assim uma mescla. Ainda, o modelo (ou os modelos combinados) da empresa “A” não necessariamente serão os ideais para as empresas “B” e “C”. Cada instituição deve encontrar o próprio equilíbrio.

Mas por que a minha empresa deve se preocupar com isso? Bom, a resposta é simples e embasada pelo estudo “Exploring Strategic Risk” realizado pela Deloitte, que aponta que “53% dos CEOs acreditam que novos modelos de negócios, possibilitados por novas tecnologias, serão o maior risco estratégico nos próximos anos”. Para poder superar esse risco, é necessário que as empresas passem a contar com uma estratégia digital  adequada, bem como com pessoas, tecnologias e processos que possibilitem colocar essa estratégia em prática.

Contar com tecnologias que agreguem capacidade digital às empresas é essencial para dar início a transformação. Se não, torna-se complexo (para não dizer praticamente impossível) estar a frente do seu tempo e da concorrência. Dispor de uma infraestrutura correta para essa transformação também é essencial!

Mas como implementar uma estratégia digital?

Empresas como Facebook, Google, Uber, Netflix e Nubank estão revolucionando o modo como nos relacionamos, consumimos informação, transitamos nas cidades, assistimos filmes e utilizamos serviços financeiros. A sua empresa pode optar por ver como as empresas inovadoras e disruptivas estão evoluindo e buscar formas de levar o seu negócio a outro patamar. É preciso olhar além e contar com tecnologias e parceiros que também caminhem nesta direção.

Implementar uma estratégia digital não é fácil. Mas existem alguns questionamentos que podem nortear essa transformação na corporação:

  • Como e até que ponto os produtos físicos podem se adaptar ao digital?
  • A empresa é uma retardatária ou é inovadora? Nesta escala entre um extremo e outro, em que momento a companhia se encontra?
  • As pessoas estão capacitadas e existe uma estratégia na direção, abrangência e velocidade necessária para permitir que ocorra a transformação de forma sustentável na empresa?

Essa mudança de modelo de negócio também vai impactar no modelo de operação da empresa, proposta de valor e na relação empresa-colaboradores. No futuro do rh, as empresas buscam novas formas de valorizar as pessoas, premiar bons resultados, dar mais liberdade para criarem, inovarem e se auto gerirem.

 

Empoderamento do RH, líderes e colaboradores

A Transformação Digital tem impulsionado um outro movimento dentro das empresas que impacta todos os níveis hierárquicos: o empoderamento das pessoas. A utilização das tecnologias digitais tornou fácil o acesso à informação, descentralizando a gestão do RH e permitindo assim o empoderamento dos líderes para gerir as pessoas e tomar decisões.

futuro do rh
A tecnologia está mudando a forma de atrair, conquistar e reter talentos.

Quando todos os níveis da corporação tem acesso a informações vivas e eficazes, passam a ter o subsídio para serem inovadores, atuarem de forma estratégica e se tornarem bem-sucedidas nos desafios, tomando as decisões assertivas.

Por outro lado, o digital tem impactado diretamente em como o RH atua, especialmente quando se trata de contratação de talentos. As redes sociais, ferramentas de contratação e a internet têm reduzido significativamente as barreiras geográficas, permitindo flexibilizar a forma de atrair, conquistar e manter talentos.

Ao mesmo tempo, o RH ganha espaço para pensar proativamente nos colaboradores, planejando ações estratégicas e transformando o ambiente de trabalho para o bem estar das pessoas.

Outro ponto positivo é o uso da tecnologia para melhorar o desempenho dos funcionários. Como? Ferramentas que permitam gerir de forma eficiente as atividades, a produtividade e que deem subsídios para que os colaboradores possam ser criativos, inovadores e implementar mudanças são impulsionadores dos resultados.

 

Conclusão

A transformação digital é um movimento que está acontecendo no mundo todo e em diferentes setores da sociedade. Nos negócios, o futuro do RH não poderia ser diferente. É claro que cabe a cada departamento da empresa, especialmente o de gestão de pessoas, olhar para este cenário e se atualizar frente às mudanças que estão acontecendo cada vez mais rápido.

Estar atento ao que acontece, investir em tecnologias que tragam mais resultados à corporação e promovam a inovação, levam as empresas a frente do seu tempo, tornando-as mais e mais competitivas. O mais importante é destacar que neste movimento de Transformação Digital não existe uma receita pronta para aplicar nas empresas.

Cada um precisa olhar para o seu negócio, seus produtos e identificar os pontos que podem ser fortalecidos e possam conviver em equilíbrio com o digital. Ao mesmo tempo, redesenhar estratégias, rever o modelo de negócio, revisitar a cultura e iniciar a mudança de “mindset” das pessoas e da corporação.

E você, já está preparado para as mudanças advindas da tecnologias? O futuro do RH já começou! Conte para a gente nos comentários quais serão seus próximos passos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *