Falta no trabalho: Sua operação está garantida? Faça o teste

Tempo de leitura: 2 minutos

Do que uma loja precisa para conseguir abrir as portas todos os dias? Produto para vender é uma resposta. Um bom ponto comercial é outra. Mas existe um elemento chave sem o qual simplesmente não há como um comércio funcionar: mão de obra. A assiduidade dos colaboradores é fundamental para garantir as operações de uma empresa. Como, então, assegurar que cada um deles se comprometa e evite a falta no trabalho?

O absenteísmo é um dos problemas graves do mundo corporativo. A ausência não programada no trabalho – seja por uma falta, seja pelo atraso ou saída antecipada – pode ocorrer por várias razões. Normalmente tem uma boa explicação: pode ser por motivo de saúde, por exemplo. Mas muitas vezes a falta no trabalho recorrente está relacionada a outros fatores. Colaboradores desmotivados ou com carga elevada de estresse tendem a se ausentar mais frequentemente.

O problema é que a falta no trabalho gera um efeito em cascata. Quando um colaborador não está presente, sobrecarrega todos os demais. Mesmo que tudo pareça bem, não se iluda: o desempenho da equipe e a produtividade do empresa ficam comprometidos.

Como prevenir e superar as faltas no trabalho?

Qual é o risco do absenteísmo no seu negócio? Para ajudar você a fazer esse diagnóstico, a Ahgora preparou um quiz. Basta responder cinco questões para identificar se as operações da sua empresa estão garantidas – ou se as faltas no trabalho são um risco iminente para as atividades dela.

Evitar o absenteísmo exige um esforço contínuo da gestão de pessoas. Punir quem falta com frequência nem sempre é a melhor opção. O importante é atacar as causas do problema. Fortalecer a cultura da empresa e melhorar o clima organizacional, por exemplo, são uma injeção de ânimo para colaboradores desmotivados. Gerenciar a empresa com transparência é uma maneira de fazer isso. Valorizar os talentos da companhia, oferecendo boas condições de trabalho e recompensas, também conta. Assim como criar uma cultura de resultados, mensurando dados – que é uma forma eficiente de engajar os colaboradores com os objetivos da empresa.

Bônus: Acompanhe as faltas no trabalho em tempo real

Para se antecipar aos problemas e tomar decisões mais acertadas, a gestão de pessoas se dedica cada vez mais ao people analytics. A coleta, organização e análise dos dados da empresa ajuda a entender o comportamento dos colaboradores. Isso favorece a previsibilidade no RH e ajuda a garantir a operação adequada do seu negócio. Softwares especializados – como as soluções da Ahgora – permitem acompanhar as informações de controle de jornada em tempo real. Conheça mais sobre isso aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *