Endomarketing nas empresas como instrumento de gestão de RH

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endomarketing nas empresasO clima organizacional é um elemento cada vez mais importante nas organizações, uma vez que as relações de trabalho passaram por diversas transformações e as novas gerações de profissionais buscam mais do que um bom salário. Empresas que estimulam a comunicação e se preocupam em envolver os funcionários nas tomadas de decisão se diferenciam no mercado. Por isso, mais do que nunca, o sucesso está atrelado a uma boa estratégia de endomarketing nas empresas em colaboração com o RH.

O endomarketing é uma estratégia de marketing interno, que desempenha papel importante no planejamento e execução de ações que melhoram o clima organizacional e promovem a satisfação dos funcionários. Isso impacta diretamente no aumento da motivação interna e melhora o engajamento dos colaboradores, o que interfere diretamente na redução da rotatividade e na atração e retenção de novos talentos.

O que é o endomarketing

endomarketing nas empresas

O endomarketing é o conjunto de ações de comunicação que têm como foco o público interno de uma companhia. E a boa notícia é que existem diferentes iniciativas que podem ser aplicadas no dia a dia da corporação, como a implementação de veículos de comunicação interna, aplicação de políticas de benefício, reconhecimento e valorização do esforço de cada colaborador, organização de eventos, entre outros.

Vale destacar que apesar do nome, essa atividade não se restringe exclusivamente ao departamento de marketing. Pelo contrário, o RH é fundamental para o sucesso de uma estratégia de endomarketing nas empresas. São os profissionais dessa área que vão identificar os desejos do cliente interno e traduzi-los de forma clara. Juntos, marketing e RH, podem traçar ações para comunicar e disseminar a cultura da empresa, eliminar ruídos de comunicação e promover ações para melhorar o clima como um todo na empresa.

Plano de Endomarketing nas empresas

Há quatro pontos importantes que devem ser levados em conta na hora de construir um plano de endomarketing nas empresas:

  • Conheça seus colaboradores
    Para que a política de marketing interno seja bem-sucedida é preciso entender os anseios dos funcionários;
  • Defina metas
    Trace o objetivo macro e micro para o seu plano de endomarketing. Por exemplo, levante informações sobre como aumentar o engajamento e a produtividade, melhorar a comunicação. Sabemos que sem uma meta clara é impossível chegar a um resultado relevante;
  • Planeje
    Com os objetivos definidos, defina os próximos passos do plano de ação e defina um cronograma de ação.
  • Mensure
    Acompanhe com frequência os resultados do planejamento. Essa revisão constante vai dizer se a estratégia está funcionando ou se é preciso fazer ajustes de rota.

Como aplicar o endomarketing nas empresas com auxílio do RH

Como já mencionamos, existem várias maneiras de instituir políticas de endomarketing nas empresas. Abaixo, selecionamos algumas boas práticas que ajudam a entender a percepção dos funcionários e melhorar a efetividade dessas ações.

Faça pesquisas de clima organizacional

O primeiro passo para instituir um planejamento de endomarketing é entender como os funcionários veem a empresa. Uma maneira eficiente é fazer pesquisas de clima organizacional. Estas pesquisas podem ser realizadas semestralmente ou anualmente e são um instrumento importante para a gestão de RH. Elas permitem saber como o funcionário qualifica o ambiente de trabalho, os benefícios oferecidos e o relacionamento com as lideranças, bem como identificar possíveis ruídos de comunicação.

Crie políticas de incentivo

O reconhecimento é peça-chave para motivar os funcionários. Oferecer bonificações para os colaboradores que atingem determinados indicadores ou superam as metas é uma das formas de agradecer pelo bom trabalho. Para que essa prática seja justa, é essencial que exista um planejamento estruturado de feedback, com métricas e desafios definidos.

Fortaleça a comunicação interna

Estabelecer canais de comunicação interna é essencial para o bom endomarketing nas empresasandamento de uma estratégia de endomarketing nas empresas. Distribua boletins informativos e invista em vídeos institucionais. A Best Buy, por exemplo, conseguiu contornar o problema de turnover alto criando uma rede social para que os funcionários trocassem dicas e experiências sobre o trabalho. O projeto fez com que a rotatividade caísse de 60% para 12%. Outra forma de melhorar a comunicação interna é criar uma revista corporativa que vá além dos assuntos de trabalho. Utilize este canal para valorizar os colaboradores, divulgar os bons resultados alcançados e dar dicas de saúde e bem-estar. Isso mostra que a preocupação da empresa vai além da jornada de trabalho.

Incentive o ambiente inovador

A comunicação interna é um ótimo recurso para transmitir a cultura inovadora dentro da empresa. Incentive a participação ativa nos projetos, mesmo que não sejam de seu setor. A intranet é uma ótima ferramenta para isso. Lance desafios, pergunte como os funcionários resolveriam determinado problema e premie as respostas mais originais. É importante que as ações de endomarketing envolvam os colaboradores e não sejam uma comunicação unilateral, apenas da diretoria para as equipes.

Amplie sua política de benefícios

Muito além de um bom salário, a política de benefícios é uma das grandes responsáveis por manter os colaboradores motivados. Além dos tradicionais vale refeição e plano de saúde, ofereça a possibilidade do funcionário participar de cursos e treinamentos. Algumas empresas promovem workshops para que os profissionais compartilhem o que aprenderam com os demais colegas. Além de compartilhar o conhecimento, a atitude estimula a interação. Um exemplo de boa prática nesse sentido é o vale-cultura. O benefício de R$ 50 reais mensais tem com objetivo facilitar o acesso a produtos e serviços culturais como teatro, cinema, museus e espetáculos.

O endomarketing nas empresas é um importante instrumento de gestão, que foca no desenvolvimento de ações para o público interno e visa o aperfeiçoamento do clima organizacional. Entre as consequências dessa melhoria estão o engajamento e motivação da equipe e redução de turnover. Por fim, vale reforçar que as ações de endomarketing devem ser realizadas em parceria pelos departamentos de marketing e RH.

Como funciona aí na sua empresa? O endomarketing é considerado um instrumento de gestão? Compartilhe conosco os resultados alcançados por meio de ações para conscientizar, informar e motivar os colaboradores.