Employee experience: o que é e porque investir nesse conceito

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Employee experience

Employee experience é a construção de todas as experiências vividas pelo colaborador dentro de uma empresa ou em sua jornada profissional. As situações positivas e negativas que ele viveu naquele ambiente vão determinar como são seus resultados dentro da empresa. Isso contribui para:

  • o aumento das vendas,
  • efetividade nas entregas
  • o crescimento do negócio
  • melhora na qualidade do atendimento

O foco das empresas tem sido o de proporcionar a melhor experiência para os seus clientes, porém é impossível alcançar esse objetivo se os colaboradores que vão atender esse público trabalham em más condições. Construir uma boa employee experience vai contribuir para a imagem da empresa com seus clientes internos e externos. Saiba mais!

O que é employee experience?

Employee experience é o conjunto de ações desenvolvidas pela empresa para proporcionar uma experiência de trabalho satisfatória e agregadora para a vida de seus colaboradores. É transformar o ambiente profissional em um local em que os colaboradores gostam de estar.

Uma série de iniciativas, como a melhoria na cultura organizacional, atração e retenção de talentos e a oferta de benefícios, treinamentos e capacitação, ajudam a empresa a criar um ambiente de trabalho feliz e engajador. Dessa forma, diminui-se a rotatividade (turnover) e desmotivação profissional, além de aumentar o número de evangelizadores da marca empregadora.

Os evangelizadores são aqueles que propagam a sua marca, divulgam de forma espontânea, elevam seus pontos positivos e, ao sinal de uma crítica, conseguem contornar o debate elevando a reputação da marca.

O comprometimento com a marca

Colaboradores engajados são aqueles que se sentem motivados a fazer o seu melhor diariamente, mas no final sabem que terão uma recompensa por seus esforços. O employee experience constrói um outro tipo de sensação em relação a trabalho.

A empresa fez tanto pelo colaborador que o conquistou, tornou o colaborador grato por seu trabalho e um admirador da companhia. Mesmo que o profissional deixe a empresa por algum motivo, levará aquela lembrança dos momentos em que viveu dentro dela.

Sempre que precisar lembrar das experiências de trabalho em sua vida, certamente, virá o

nome daquela companhia. Dessa forma, a empresa constrói uma imagem de um bom local para se trabalhar e ter uma carreira. Basta olhar para rankings do tipo Great Place to Work: existem muitos bons exemplos mercado a fora.

Employee experience x employer branding

Uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner mostrou que o objetivo de 89% das empresas é serem vistas como as que oferecem a melhor experiência para o cliente (customer experience – CX). Em 2017, 50% dos investimentos em produtos foram direcionados para proporcionar uma melhor experiência para o consumidor.

Porém, de nada adianta investir muito em produto se quem o vende não está alinhado com o mesmo objetivo da empresa. Colaboradores que atuam em más condições de trabalho não são capazes de oferecer um atendimento de qualidade para os clientes.

As empresas identificaram essa relação e passaram a investir no conceito de employee experience. Uma das pioneiras nesse assunto é a empresa de hospedagem Airbnb, que criou uma cultura focada em seus colaboradores.

O investimento na qualidade de vida dos profissionais, em proporcionar um ambiente de trabalho mais acolhedor e colocar pessoas mais preocupadas com o fator humano para liderar equipes são algumas das estratégias que estão sendo usadas pelas empresas.

Com isso, estão construindo uma imagem de empresa preocupada com seus profissionais. Imagem que é percebida pelos colaboradores que se se envolvem com a nova cultura e se tornam admiradores da marca.

A construção de uma marca empregadora é a consequência de uma série de ações que visam proporcionar a melhor experiência para os seus colaboradores.  

O que a sua empresa ganha com o employee experience

Engajamento

As pessoas se sentem parte da empresa e mais do que isso, fundamentais para o seu bom funcionamento. Por isso, o engajamento é impactado positivamente.

Cultura organizacional

A cultura organizacional sofrerá impactos positivos. As novas formas de se relacionar, pensar, comunicar e agir dentro da empresa farão com que novos aspectos sejam adicionados à cultura.

Desempenho

Empresas como Disney e Starbucks oferecem experiências exclusivas para seus clientes, por isso são referência no mundo todo. Profissionais mais felizes são mais motivados, querem apresentar bons resultados a todo momento. Além disso, a employee experience torna os processos mais transparentes. Esses fatores influenciam para a performance individual e coletiva da empresa.

Marca empregadora

A preocupação com o bem-estar, a qualidade de vida no trabalho e a formação profissional de seus colaboradores constrói uma nova imagem para a marca. A empresa passa a ser vista como marca empregadora.

O employee experience é uma nova forma de pensar e fazer a gestão de Recursos Humanos, com uma estratégia focada em resultados e no desenvolvimento profissional. Pensar nesses novos modelos é um desafio e, para isso, a empresa precisa contar com uma equipe de RH capacitada. A gerência de RH será fundamental nessa tarefa. Veja como ser um gerente estratégico para o seu departamento.  

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