Gestão de carreira: as novas opções de desenvolvimento profissional

Tempo de leitura: 4 minutos

desenvolvimento de carreira

A sua empresa já adotou os novos formatos de desenvolvimento de carreira, como a escalada em Y ou em W? Esses termos ainda são novos para muita gente, mas é importante conhecê-los, pois são os novos caminhos para crescer e se desenvolver nas organizações.

Durante muito tempo o desenvolvimento de carreira se deu de forma linear. Quando um profissional se destacando em suas funções a tendência era receber promoções e assumir novos cargos. No entanto, o maior vendedor da sua empresa pode não ter aptidão alguma para a gestão. Então, para não comprometer os resultados da corporação é fundamental  identificar novas possibilidades de reconhecimento. É aí que entra a carreira em Y ou em W.

Afinal, o que é carreira em Y ou em W?

A proposta dos novos formatos de escalada é valorizar as aptidões e interesses de cada profissional. Quando o colaborador tem a possibilidade de escolher a forma como deseja se desenvolver ele tende a ficar mais motivado e engajado. Quer entender melhor os diferenciais das carreiras em Y e W? Confira nas descrições abaixo:

Carreira em Y

Neste formato de carreira o profissional pode escolher entre assumir funções gerenciais ou se especializar em determinada área de atuação. Quem opta por um caminho mais técnico geralmente acaba assumindo o compromisso de promover a inovação. Assim, a organização pode reter talentos que não têm interesse ou aptidão para funções gerenciais. Vale ressaltar que a analogia com a letra Y se dá pela bifurcação, que representa o momento em que o profissional deve optar por qual carreira seguir.

Carreira em W

Ao contrário da carreira em Y, no formato W os profissionais se especializam em diversas áreas. Geralmente são pessoas que possuem conhecimento técnico e habilidades gerenciais e podem tranquilamente executar as duas funções. Portanto, se optar pela carreira em W, o colaborador poderá mesclar suas atividades: colocando a mão na massa, ao mesmo tempo em que lidera outras pessoas. Neste caso, a similaridade com a letra W se dá justamente pelo fato de o profissional ter três alternativas – ser um especialista, se tornar um líder ou fazer a gestão de projetos, unindo as duas funções.

Como funciona na prática a carreira em Y e em W?

Os novos modelos de carreira estão ganhando mais visibilidade agora, mas eles já estão no mercado de trabalho há bastante tempo. A Embraco é um exemplo, pois já utiliza a carreira em Y há praticamente três décadas e recentemente implantaram também o formato em W. Em reportagem publicada pelo portal Exame, a então diretora de recursos humanos, Daniele Krassuski Fonseca, compartilhou um pouco sobre o processo de implantação da carreira em Y na corporação.

Daniele afirma que levou um ano para que o novo modelo – com possibilidade em Y e W – estivesse efetivamente em vigor. Agora funciona assim, os primeiros passos na empresa são comuns para todos: especialistas e analistas. O desempenho e a evolução (respeitando as competências e habilidades de cada um) serve como referência em processos de recrutamento interno para experimentar outras funções.  

Essa oportunidade de experimentar possibilita aos profissionais identificar com qual função tem mais aptidão e interesse em se desenvolver. Quando atinge um nível determinado nível de especialização no segmento de atuação chega o momento de aplicar efetivamente a carreira W. É quando o colaborador escolhe uma das direções:

  • especialista;
  • gestor;
  • gestor de projetos.

Conheça as vantagens dos novos formatos de carreira

A retenção de talentos é sempre um desafio das empresas, mas as novas opções para o desenvolvimento de carreira são uma boa alternativa. Os novos formatos em Y e W valorizam o perfil de cada profissional. Algumas das vantagens desse modelo são:

  • profissionais altamente qualificados;
  • equipes com foco em resultados;
  • liberdade para a construção da carreira;
  • reconhecimento profissional independente do cargo;
  • autonomia para o desenvolvimento de projetos.

A sua empresa já implantou novos formatos para a construção de carreira? Se você já trabalha em Y ou W, compartilhe conosco a sua experiência.

Se você gostou deste post, sugerimos também a leitura dos conteúdos abaixo:
Desenvolvimento Humano: tudo o que a sua empresa precisa saber e fazer
Como criar um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas eficiente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *