Descentralização do RH: autonomia e agilidade no dia a dia

Tempo de leitura: 8 minutos

Os profissionais de Recursos Humanos são responsáveis por uma série de atividades que lotam as suas agendas, muitas vezes tendo pouco tempo (ou quase nenhum) para fazer a gestão de pessoas de forma efetiva. As novas tecnologias auxiliam o departamento de RH a delegar algumas tarefas para as lideranças, dando autonomia para os gestores, o que permite com que possam dedicar mais tempo a atividades estratégicas.

Descentralização do RH

Justificativas e correções do registro de ponto dos colaboradores são atividades triviais que os líderes das equipes podem absorver e realizar com mais precisão do que o departamento de RH. A verdade é que a descentralização da gestão evita erros e dissabores com os colaboradores, leva a um acompanhamento preciso da equipe e aumenta a proximidade do gestor com o time.

Vantagens da Descentralização do RH

A descentralização das informações gera diversos impactos positivos nas corporações. A primeira delas é o acesso fácil das lideranças aos dados, reduzindo assim a dependência da área de Recursos Humanos. Ao mesmo tempo, dá autonomia para tomar decisões com base em dados concretos. Ou seja, promove a redução da dependência do departamento de RH através do aumento da autonomia dos gestores.

Outra vantagem é uma maior assertividade nas resoluções pois, com o fácil acesso às informações, as decisões passam a ser embasadas em dados concretos e reais. Ainda reforça a atuação do RH como área fundamental e estratégica para a corporação, que passa a atuar no desenvolvimento de ações de capacitação, motivação, disseminação da cultura da empresa, entre outros.

Descentralização do RH

Pilares da descentralização do RH

Como visto, a descentralização traz diversos benefícios para a empresa, para o RH e para os gestores. Porém, é importante destacar que a descentralização do RH impacta em três diferentes níveis:

  • Gestão de Processos;
  • Acesso às Informações;
  • Gestão de Pessoas.

Gestão de Processos

Existem muitas ferramentas disponíveis que auxiliam na gestão de processos, automatizam as atividades manuais e fornecem informações precisas e relevantes para apoiar as decisões. Além disso, elas ajudam na captura de dados, o que evita retrabalho, desperdício de tempo e divergências com fichas, formulários ou planilhas preenchidas a mão e a perda da confiabilidade da informação gerada.

Com o apoio das tecnologias, os gestores passam a controlar processos simples com mais precisão do que o departamento de RH , gerando assim informações confiáveis, assertivas e facilitando o acesso às informações pelas lideranças. Os smartphones vieram para contribuir significativamente neste aspecto, uma vez que colocam a gestão na palma da mão. Com o aplicativo Ahgora Leader, por exemplo, os gestores podem gerir as equipes com precisão, administrar ajustes e justificativas de ponto, agendar férias, fazer análise de desempenho, etc.; tudo isso de qualquer lugar (no trabalho, em viagem de negócios, etc).

É claro que existem pontos onde o RH deverá se envolver, uma vez que, apesar de descentralizada a gestão, o profissional de recursos humanos ainda é peça fundamental na orientação e realização de muitas atividades, mesmo que algumas passem para a gestão das lideranças. Afinal, para a conclusão de alguns desses processos, o dado é suficiente para o gestor concluir a tarefa; por outro lado, outras atividades e processos terão de ser complementados pelo profissional de Recursos Humanos.

Acesso às Informações

Ao tornar as informações mais acessíveis, é possível reduzir o tempo de atendimento do RH para cumprir atividades de baixo valor. Assim, o departamento de RH deixa de ser o centralizador das informações e finda às solicitações vindas das outras áreas que buscam dados sobre as equipes. É mais autonomia para as lideranças!

Ao descentralizar as informações, ganha-se em produtividade do RH e inverte-se a relação RH e líderes, onde o papel do RH é mais estratégico e dá suporte na análise das informações, ajudando a desenvolver ações efetivas e assertivas. Assim, o RH passa atuar mais como consultor do que executor de atividades, desenvolvendo na essência o seu papel estratégico de gestão de pessoas.

Mas é claro que para esta nova estrutura funcionar são necessárias duas coisas importantes: facilidade de uso e qualidade dos dados. No quesito “usabilidade”, os gestores precisam localizar facilmente as informações e resolver os problemas sozinhos. Para isso, é importante contar com um sistema ou aplicativo que seja fácil de usar.

Já contar com uma base de dados completa e atualizada é essencial. Históricos incompletos, dados desatualizados, etc. geram desconfiança e podem confundir às análises, levando a decisões erradas, telefonemas e e-mails ao RH. Resultado: mais tempo dedicado do RH a atividade. Para que esta nova estrutura funcione adequadamente é essencial que os líderes se responsabilizem por solicitar e fiscalizar o preenchimento adequado das informações.

Gestão de Pessoas

Mais do que processos e informações, também é preciso gerir pessoas. Esta é uma atividade que o RH e os líderes devem compartilhar, cada um com a sua parcela de responsabilidade. Mas antes de definir o papel de cada um, as empresas precisam ter claro  qual o tipo de autonomia e até onde vai esta autonomia dos gestores, pois algumas delas podem impactar negativamente.

Claro que algumas ações ficam integralmente na responsabilidade do RH, como convenções coletivas, distribuir benefícios, pagar, recolher encargos, entre outros. Já a autonomia dos gestores neste âmbito, tem limite. Neste caso, a sugestão é que algumas decisões que podem envolver riscos, sejam tomadas de comum acordo e com orientação do RH. Por exemplo, a demissão de um funcionário não pode ser feita pelo gestor sem o conhecimento e avaliação do RH, isso porque pode passivos trabalhistas e outros riscos para a corporação.

Uma forma de fazer com que a descentralização da gestão de pessoas funcione bem é desenhar bem os fluxos de aprovação, garantindo assim a atuação adequada dos gestores e formando-os sobre a gestão de pessoas, seja em relação a passivos ou como agir em situações específicas.

Como a tecnologia pode ajudar na descentralização?

Sem dúvida, a tecnologia é o principal impulsionador desta transformação, isso porque garante a segurança da informação e a transmissão dos dados de forma fácil em diferentes níveis da empresa. A utilização da tecnologia correta ajuda e muito no processo de descentralização do departamento do RH, porém, para que funcione adequadamente é necessário uma mudança de cultura na empresa.

Além da mudança de cultura, é preciso transformar os processos! Uma ferramenta de apoio impacta nos procedimentos da empresa, e para que ela funcione adequadamente, é necessário fazer alterações de forma que culmine em um ponto de equilíbrio entre operação do sistema e processo, proporcionando o aumento da produtividade, agilidade na execução das atividades e segurança.

Apostar em tecnologias fáceis de usar agrega valor ao dia a dia de trabalho. O Ahgora Leader, por exemplo, é um aplicativo que nasceu com o objetivo de proporcionar autonomia com responsabilidade e segurança para os gestores. Com o APP, o RH delega atividades simples de gestão das pessoas para os líderes, o que impacta diretamente na qualidade das informações. Fácil de usar e intuitivo, o Ahgora Leader entrega a informação na palma da mão dos gestores.

Por outro lado, o RH pode fazer o acompanhamento de forma fácil no sistema de gestão de pessoas Ahgora PontoWEB. Tudo de forma fácil e rápida. Sem complicação.

Conclusão

A descentralização do RH é uma tendência cada vez mais forte e a tecnologia só vem para facilitar e agregar valor a esta mudança. Desta forma, atividades simples realizadas facilmente pelos gestores deixam de fazer parte da rotina do RH e passam para as lideranças.

Essa mudança só está gerando maior confiabilidade das informações e autonomia ao processo. O departamento de RH passa a ter um papel de consultor sobre estas atividades e ganha tempo e produtividade para atuar de forma estratégica e alinhado aos interesses da corporação.

A descentralização do RH na sua empresa traria impacto positivo? Quais? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *