Cultura organizacional: a importância da sua empresa ter uma identidade própria

Tempo de leitura: 4 minutos

cultura organizacionalVocê sabe quais são as vantagens de fortalecer a cultura organizacional da sua empresa? Um artigo publicado pela Forbes aborda que nos últimos 20 anos a cultura corporativa ganhou evidência, principalmente devido às transformações nas relações de trabalho. Diante disso, a cultura organizacional também passou a chamar a atenção dos empreendedores. Afinal, organizações com cultura forte tendem a atrair profissionais melhores e mais clientes.

O que é cultura organizacional?

Já parou para pensar que mesmo existindo inúmeras empresas do mesmo segmento, na mesma cidade, com o mesmo público-alvo, elas nunca são iguais? As organizações podem ser concorrentes, oferecer o mesmo produto ou prestar o mesmo serviço, mas cada uma tem características próprias. E, o que torna cada empresa única são os princípios, propósito, valores, ideologias. É tudo isso que forma a cultura de uma empresa.  

O propósito da cultura organizacional é justamente transmitir e fortalecer a missão, visão, valores, crenças e ideologias das empresas. Além disso, a cultura corporativa também orienta o comportamento dos colaboradores. Sendo assim, é importante considerá-la já no recrutamento e seleção de profissionais para contratar talentos alinhados com estes propósitos, reduzindo as taxas de turnover.

Uma cultura saudável e sólida produz bons resultados. Listamos alguns exemplos abaixo:

  • motivar os colaboradores;
  • orientar as atitudes das equipes;
  • estabelecer responsabilidades;
  • fortalecer a imagem da empresa;
  • acolher os profissionais;
  • compartilhar o senso de coletividade;
  • promover relacionamentos profissionais saudáveis;
  • criar novos hábitos.

3 benefícios de fortalecer a cultura organizacional

cultura organizacionalA cultura organizacional interfere diretamente em diversos aspectos da empresa. Um exemplo claro é quando a cultura só existe na teoria, o que isso gera conflitos com os colaboradores e problemas de clima organizacional. Por outro lado, uma cultura bem definida e implementada gera benefícios como:

1) Consolidação da identidade corporativa

Cada organização tem uma identidade própria, que é disseminada entre os colaboradores por meio da cultura organizacional. Portanto, quanto mais sólida a cultura, mais claro serão os valores e a visão da empresa para os colaboradores. Também vale ressaltar que a cultura e o planejamento estratégico da organização devem andar na mesma direção. Desta forma, é mais fácil alcançar os objetivos e consolidar a identidade da empresa.

2) Atração e retenção de talentos

Cada vez mais os profissionais são conquistados pela cultura das organizações. Estes talentos buscam propósitos corporativos alinhados com os próprios. Isso significa que uma cultura forte é responsável também por atrair e reter talentos na sua empresa. Você sabe o que faz as pessoas optarem por trabalhar na sua empresa? A resposta pode ser a cultura organizacional, que leva a um senso de pertencimento. E, quando as pessoas se sentem parte de uma empresa, trabalham motivadas, felizes e permanecem por mais tempo na organização.  

3) Fortalecimento de marca

A cultura corporativa também contribui para fortalecer a identidade da sua empresa no mercado. Portanto, é natural que o  propósito do negócio esteja implícito na cultura da organização. E, dependendo do segmento de atuação e do público-alvo, isso pode atrair (ou afastar) as pessoas e até servir como argumento de vendas. Você sabe qual é a imagem que o mercado tem da sua empresa?

Como construir uma cultura organizacional forte?

cultura organizacional

O primeiro passo é definir a identidade da sua empresa. E, uma dica é começar por qual mensagem a organização deseja transmitir: é uma corporação tradicional, inovadora, inspiradora ou que busca a excelência? Como exercício você pode até traçar comparativos: se a sua empresa fosse uma pessoa como ela seria? Quais seriam suas opiniões, modo de falar e agir, etc.

O desenho da cultura corporativa também leva em conta o ambiente de trabalho desejado. Mas é importante ficar claro que a cultura organizacional vai além de um simples quadro com uma missão, visão e valores. Para criar uma cultura forte é preciso que haja coerência entre o que é dito e o que é praticado. Portanto, se a sua empresa pretende ser referência em algo, no dia a dia devem ser traçadas ações para alcançar tal propósito.

Confira um breve passo a passo que você pode seguir para construir a cultura organizacional da sua empresa:

  • Investigue o propósito da organização, a história, os princípios e valores;
  • Converse com as lideranças para validar as informações sobre a cultura da empresa;
  • Defina uma proposta de valor para a sua organização;
  • Verifique se o que está descrito na teoria é realmente colocado em prática;
  • Elabore uma lista de atributos valorizados pela empresa (como falar, vestir, se comportar, etc);
  • Divulgue a cultura organizacional entre os colaboradores;
  • Avalie se a cultura corporativa é colocada em prática e promova ações para fortalecê-la;
  • Revise a cultura corporativa periodicamente, afinal, deve estar em constante evolução.

Quer saber mais sobre cultura organizacional? Deixe um comentário abaixo com suas dúvidas, elas podem ser o tema dos nossos próximos conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *