Como a cultura e clima organizacional impactam o desempenho dos negócios

Tempo de leitura: 5 minutos

Quatro colaboradores conversam em sala de convivência

Você sabe por que os profissionais escolhem trabalhar na sua empresa? É possível que a sua primeira resposta seja: porque elas precisam deste trabalho. Mas vamos imaginar um mundo sem crise e com inúmeras ofertas de emprego. Você acredita que neste cenário as pessoas continuariam trabalhando na sua empresa? Cultura e clima organizacional influenciam diretamente nesta resposta, independente se ela for positiva ou negativa.

A cultura da organização está diretamente ligada ao seu propósito, suas crenças e valores, enquanto o clima está mais ligado ao sentimento dos colaboradores em relação ao trabalho. Portanto, mesmo tendo significados diferentes, cultura e clima organizacional podem impactar diretamente o desempenho dos seus negócios. Durante a leitura deste post você vai entender melhor a relação entre esses dois conceitos e como aperfeiçoá-los.

Cultura e clima organizacional: como funciona na prática

Foto vista de cima, executivos analisam relatórios em conjunto

Sabe aqueles tradicionais quadros com a “missão, visão e valores” que as empresas penduram em suas paredes? O propósito deles é transmitir a cultura da organização. O problema é que muitas vezes isso fica só na parede, no dia a dia os valores não são colocados em prática e a missão da empresa é esquecida. Quando a cultura disseminada pela organização só existe na teoria, isso gera um sentimento de ilusão nos colaboradores e aí começam os problemas de clima organizacional.

Vamos supor que a sua empresa defende uma cultura de portas abertas e valoriza a aproximação entre líderes e liderados, estimulando uma gestão horizontalizada. Mas, na prática, a direção da empresa é inacessível, os gestores e líderes não consideram os feedbacks recebidos e a tomada de decisões acaba sendo sempre no formato top-down. Isso gera um sentimento de frustração, falta de reconhecimento e até descrédito na resolução de conflitos. Em resumo, uma cultura organizacional controversa pode provocar alterações no clima da empresa.  

O autor e consultor Simon Sinek afirma que as pessoas não escolhem uma empresa pelo produto que ela faz ou serviço que oferece, mas sim pelo motivo que a leva fazer determinado produto ou prestar algum serviço. No livro “Por quê: como grandes líderes inspiram ação” ele descreve como empresas como Apple e Disney fundamentam sua cultura organizacional e como isso interfere diretamente no clima dessas organizações. Portanto, fica a dica de leitura!

5 sinais de que as coisas não vão bem na sua empresa

O tempo está nublado na sua empresa, com raios e trovões por todo lado? Se você identificar o motivo da tempestade e resolver as situações o sol pode voltar a brilhar.

Em reunião de equipe, jovens profissionais discutem

1. Alto índice de turnover

Já publicamos aqui no blog um post sobre o que é turnover e qual o seu impacto para as empresas. Mas, vale reforçar que a alta rotatividade de funcionários geralmente é indício de problemas internos, que podem estar diretamente ligados à cultura e clima organizacional. O colaborador pode ter sido atraído para a sua empresa por uma cultura mais inovadora, sustentável ou com foco nas pessoas, mas se isso não ocorre na prática ele não vai hesitar em se desligar da organização.

2. Queda na produtividade

Você sabe qual é a percepção dos funcionários em relação ao trabalho que desenvolvem na sua empresa. Se o RH e a direção da empresa não estão atentos aos sentimentos da equipe isso pode resultar em queda na produtividade. Uma pesquisa de clima organizacional é o primeiro passo para compreender as necessidades e desejos dos colaboradores, mantê-los motivados e, consequentemente, produtivos.  

3. Absenteísmo elevado

O número de faltas ao trabalho aumentou, assim como o índice de atrasos e afastamento por licença médica? Este também pode ser um sinal de insatisfação dos colaboradores. Se a sua empresa está enfrentando este problema é importante dedicar uma atenção especial à cultura e clima organizacional, para identificar se estão alinhados à realidade e quais as mudanças necessárias.

4. Desmotivação da equipe

Já ouviu falar que as equipes são reflexos dos seus líderes? Isso significa que líderes inspiradores motivam seus times, enquanto líderes inexpressivos não conseguem envolver os funcionários. É possível que os gestores da sua empresa não tenham o perfil de liderança alinhado com a cultura e clima organizacional desejados.

5. Ambiente negativo

Algumas atitudes são imensamente tóxicas para o ambiente corporativo. Situações de extrema competitividade, fofoca, muita rigidez nos processos internos e lentidão na resolução de problemas são alguns dos motivos que causam um ambiente de trabalho negativo. Por isso, é imprescindível estar sempre de olho na cultura e clima organizacional da sua empresa, a fim de garantir os resultados esperados.

Como transformar o clima na sua organização

High five entre membros do time

  • Avalie se a cultura organizacional está atualizada.
  • Aplique pesquisas de clima organizacional.
  • Elabore um plano de ação para resolver eventuais problemas de forma ágil.
  • Acompanhe a produtividade das equipes.   
  • Crie um plano de carreira para os colaboradores.
  • Faça um alinhamento da expectativa com gestores e a equipe.
  • Identifique dificuldades de relacionamento e comunicação entre colaboradores, equipes ou gestores.
  • Invista em treinamentos para os colaboradores e gestores.
  • Valorize as boas práticas e iniciativas que reforçam a cultura da organização.

Transformar a cultura e clima organizacional de uma empresa não é uma tarefa muito simples, mas com foco nas pessoas é possível superar as adversidades. Lembre-se que no recrutamento e seleção de novos colaboradores é importante abordar a cultura da empresa e identificar se os novos candidatos têm um perfil que a organização busca. Você tem alguma outra dica para manter um bom clima organizacional? Compartilhe conosco!