Como incluir a transparência na cultura corporativa

Tempo de leitura: 4 minutos

cultura corporativaVocê considera a sua empresa transparente? Pois saiba que um estudo norte-americano revelou que cerca de 25% dos profissionais entrevistados não confiam em seus chefes ou empregadores – e a falta de transparência é um dos principais motivos! Para a Associação Americana de Psicologia isso é preocupante. Afinal, a confiança interfere no bem-estar e desempenho profissional, afetando diretamente o seu lucro. Por isso, transparência na cultura corporativa é fundamental. Veja neste post como a clareza nos relacionamentos beneficia empresas e funcionários.

Se a sua empresa tem dificuldade em superar algum desses aspectos, a boa notícia é que superar a falta de transparência não é tão difícil quanto parece. O primeiro passo pode ser estabelecer um diálogo aberto e sincero com a equipe. Você pode apresentar os critérios de reconhecimento e meritocracia, por exemplo.  

Por que promover a transparência na cultura corporativa?

A cultura corporativa e o clima organizacional impactam no desempenho dos negócios. Quando as coisas não vão bem, a tendência é que haja queda na produtividade e os colaboradores fiquem desmotivados. Quando não há acompanhamento adequado destes indicadores, os gestores correm o risco de só perceber que o ambiente de trabalho se tornou negativo quando for tarde demais. Somente com muito trabalho árduo será possível reverter essa imagem.

Por outro lado, quando as empresas reconhecem a importância dos colaboradores e procuram manter todos bem informados sobre o que acontece na organização o resultado é bem diferente. O sentimento de pertencimento faz com que as pessoas tenham atitudes mais proativas e responsáveis em prol do sucesso do negócio. O caminho para chegar lá? Incentivar a transparência na cultura corporativa.

A tecnologia é uma importante aliada neste processo. Na  era da informação, todos querem participar, opinar, colaborar. Profissionais querem ouvir e serem ouvidos. Por isso, estimular a transparência na cultura corporativa é tão importante para aumentar a confiança dos colaboradores com seus líderes, e vice-versa.

Uma maneira interessante de promover a transparência é explicitar os critérios de reconhecimento e meritocracia, por exemplo. A Internet das Coisas (IoT) é um bom exemplo. Em uma linha de produção industrial, a assiduidade dos funcionários é essencial para o bom funcionamento da planta. Quando a empresa dispõe de softwares que metrificam estes indicadores, fica mais fácil para gestores e funcionários analisarem em conjunto a performance individual e do time. Feedbacks se tornam mais precisos e a autenticidade se torna evidente.

3 motivos para tornar a cultura corporativa mais transparente

Listamos abaixo alguns dos principais motivos para promover a transparência na cultura da sua organização. Por meio do diálogo é possível agir com mais empatia, estabelecer uma verdadeira relação de confiança e com isso tornar o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

1. Fortalecer a cultura e valores da organização

A cultura organizacional, assim como os valores e a missão da empresa vão muito além de um simples quadro na parede. Eles devem nortear as ações do dia a dia e orientar o comportamento de todos. Um jeito de aumentar a transparência nas corporações é justamente fortalecendo a cultura por meio de atividades do dia a dia. Rodadas de feedback são uma ótima oportunidade. Também é importante rever periodicamente essa identidade da empresa, para confirmar se o discurso e a prática estão alinhados.

2. Valorizar as relações profissionais

Já publicamos aqui no blog um artigo sobre as perspectivas para a área de recursos humanos no futuro. Um das abordagens é justamente aperfeiçoar a vivência dos colaboradores e estimular que as relações de trabalho sejam cada vez mais positivas. Isso depende de transparência e confiança, mas a tecnologia também pode contribuir, por meio da captura de dados para mensuração de resultados e, principalmente, potencializando a análise rápida para a tomada de decisão na gestão de pessoas.

3. Aumentar a colaboração e o engajamento

Segundo o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”. Quando o esforço de um profissional não é visto e reconhecido pelos demais colaboradores e pela liderança, ele não se sente valorizado. Logo, tende a se desengajar. Por outro lado, quando a organização compartilha os resultados e valoriza os esforços, todos se sentem mais estimulados e dispostos a colaborar.

Dicas para tornar a sua empresa mais transparente

  • Adote um modelo de gestão horizontal.
  • Faça reuniões periódicas para manter todos informados sobre tudo.
  • Compartilhe os resultados e desafios da organização.
  • Tenha um plano de cargos e salários bem definido.
  • Promova a cultura de portas abertas.
  • Estimule a troca de feedbacks constantes.

Agora que você leu este post, consegue identificar melhorias que possam ser implantadas na sua organização para aumentar a transparência e tornar a cultura corporativa mais aberta ao diálogo? Conte nos comentários!