Como motivar os colaboradores?

Tempo de leitura: 3 minutos

post1aA motivação está diretamente relacionada ao nível de satisfação e engajamento dos colaboradores. Apesar de ser bastante individual – as pessoas sentem-se motivadas em diferentes níveis e por diferentes razões – as empresas precisam estar atentas à gestão de capital humano e investir em ações e ferramentas que ajudem a alcançar maior produtividade e melhores resultados. Afinal, talentos engajados se tornam mais produtivos e permanecem por mais tempo nas empresas.

Uma pesquisa divulgada em reportagem no programa Fantástico apontou que colaboradores felizes e motivados produzem 12% a mais, uma vez que os insatisfeitos e desmotivados geram gastos com demissão. Segundo a pesquisa, estes custos podem chegar a R$ 900 bilhões de reais por ano! Por isso, é fundamental investir em ações que potencializem a motivação dos colaboradores.

Mas como motivar os colaboradores? Preparamos algumas dicas para orientar as suas ações:

 

1. Os colaboradores devem se sentir parte da empresa

No geral, as pessoas querem fazer a diferença. Ofereça oportunidades de crescimento por meio de desafios constantes para motivar os colaboradores. Permita que os funcionários se expressem e se sintam confortáveis para opinar e oferecer sugestões de melhorias. Estimule essa prática e reserve algum tempo para que as conversas ocorram.

 

2. Invista no ambiente de trabalho

Ofereça um ambiente atrativo e estimulante para motivar e engajar os colaboradores. Eles também se tornaram mais produtivos. É importante administrar conflitos e atitudes que possam ser prejudiciais e permitir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional da equipe.

Não permita que a estrutura seja um empecilho para o bom andamento das atividades, esteja atento às instalações para que sejam funcionais e organizadas.

 

3. Forneça feedback

O feedback é fundamental para o desenvolvimento e a motivação de equipes. É por meio dele que os colaboradores ficam cientes dos resultados das suas ações e recebem dicas de aperfeiçoamento.
Invista nessa poderosa ferramenta de gestão e aposte no diálogo. Essa prática serve tanto para elogiar o bom desempenho, quanto para indicar o que deve ser corrigido.

 

4. Celebre as conquistas

Celebrar é importante para renovar as energias do time, motivar colaboradores e prepará-los para os próximos desafios. Mostre para a equipe que, quando todos reúnem esforços para conquistar um objetivo, o mérito é de todos. Comemore junto com os colaboradores para estimular e despertar esse senso de pertencimento.

 

5. Ofereça benefícios para motivar colaboradores

De acordo com pesquisa realizada pela Catho, o plano de saúde empresarial é o benefício mais valorizado pelos brasileiros. Entretanto, benefícios nem sempre demandam altos investimentos. Os colaboradores também apreciam pequenos gestos do dia a dia. Por exemplo, promova um café da manhã com os colaboradores para estimular a interação e descontrair. Sorteie pequenos mimos, como ingressos de cinema ou uma folguinha entre os membros da equipe. Seu time verá isso com bons olhos e ficará mais motivado no alcance de metas e desafios.

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, os colaboradores nem sempre buscam os melhores salários. Eles valorizam oportunidades desafiadoras. Quando são estimuladas, as pessoas tornam-se criativas e produtivas. O desempenho dos colaboradores depende diretamente de fatores que os inspiram; pessoas que se sentem reconhecidas se envolvem mais facilmente com a empresa e com a busca de resultados.

O RH possui um papel estratégico nesse processo, porém, não deve ser a única área a desenvolver ações com foco na motivação, satisfação e engajamento dos colaboradores. É importante que os gestores de área participem deste processo e, quando sentirem necessidade, busquem a orientação do RH.

E você, adota práticas para motivar colaboradores? Compartilhe nos comentários o que você faz e que está dando certo.

2 Comentários


  1. Parabéns pela publicação estou de acordo com seu ponto de vista, mas o que fazer quando essas práticas não surtem o efeito esperado, sem querer comprometer o pocesso o que você sugere, agir nas causas ou nos resultados obtidos?
    Abracos

    Responder

    1. Oi Eder, obrigado por nos acompanhar.

      Motivação pode ser uma questão complicada mesmo. Quando ações de motivação não estão surtindo o efeito desejado é importante entender o porquê, e isso pode ser feito através de outras ferramentas, como por exemplo uma análise de clima organizacional. Dessa forma é possível saber se existe algum outro fator que está influenciando a motivação da equipe, talvez de forma negativa. Mas também é preciso entender qual o resultado que se espera e como as ações que foram ou estão sendo colocadas em práticas se relacionam ao resultado que se espera da equipe.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *