Como fazer pesquisas de clima organizacional

Tempo de leitura: 4 minutos

ahgoraEmbora os gestores tenham forte senso da direção estratégica que deve ser tomada na empresa, também precisam entender as percepções, os sentimentos e as atitudes dos colaboradores. Esses dois conhecimentos aliados levam as equipes e empresa em no sentido de valorizar o que as empresas de mais valioso: o capital humano.

As organizações bem-sucedidas compreendem as necessidades e desejos dos colaboradores e atuam no sentido de criar um ambiente positivo onde as pessoas possam crescer. Para entender o sentimento dos funcionários, as pesquisas de clima organizacional e satisfação são excelentes ferramentas para identificar as fortalezas e pontos a serem melhorados pela empresa.

Além disso, os resultados dessas pesquisas fornecem uma base para o planejamento de ações eficazes para o desenvolvimento dos colaboradores e para mudanças dentro da organização.

 

Pesquisa de clima organizacional

Uma pesquisa de clima organizacional é uma metodologia projetada para identificar as percepções dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. Neste sentido, é importante destacar que o clima do ambiente de trabalho afeta diretamente o comportamento e a satisfação dos funcionários, ao mesmo tempo em que impacta sobre o trabalho no dia a dia.

Alguns aspectos relacionados ao clima da organização que afetam a organização são confiança, liderança, trabalho em equipe, reconhecimento, benefícios oferecidos e resolução de conflitos. Basicamente, o clima organizacional é a atmosfera interna da organização. E na sua empresa, o clima é ensolarado, instável ou nublado?

Como funciona?

Ao utilizar a pesquisa de clima organizacional na empresa é importante conhecer qual o passo-a- passo da metodologia. Abaixo detalhamos como o processo pode ser seguido.

1. Defina o objetivo da pesquisa
Determinar as metas e os objetivos da pesquisa é a primeira etapa e é crucial para o sucesso da análise. Se a empresa está interessada em saber qual a opinião dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho ou se deseja explorar de forma mais complexa um tema em particular.

2. Planejamento e Metodologia
Planejar a pesquisa e escolher a metodologia que será aplicada é tão importante quando desenvolver as perguntas certas. Defina os critérios de avaliação, o tipo de questionário que sua empresa aplicará, qual a escala de classificação ou pontuação utilizada em cada resposta (de 0 a 10, ou de 0 a 5, ou satisfeito e insatisfeito).

Lembre-se de dar opções aos colaboradores, porém, mantenha o sistema de avaliação simples. Isso pode evitar que haja falta de clareza no julgamento do funcionário e na análise da pesquisa.

3. Desenvolvimento do questionário
Normalmente um questionário de Pesquisa de Clima e Satisfação é composto de 50 até 100 perguntas de múltipla escolha. Cada pergunta deve ser formulada de forma simples e direta para permitir clareza nas respostas e análise. É importante ter em mente as metas e objetivos ao formular as perguntas, bem como rever e testar o questionário com uma fonte imparcial para garantir a boa formulação e facilidade de compreensão das perguntas.

4. Conduza e compile sua pesquisa
Proporcione um bom período de tempo para que os colaboradores possam preencher o questionário sem que se sintam pressionados. Após os todos funcionários finalizarem a pesquisa, desenvolva um procedimento para compilar e analisar os resultados.

5. Confiabilidade e Sigilo
Assegure aos colaboradores que as informações reveladas por eles no questionário são sigilosas e que não “cairão” nas mãos de pessoas de fora do processo. Isso é uma forma de garantir aos colaboradores que não sofrerão punições por não concordar com algumas ações e posicionamentos da empresa ou de superiores. Uma dica importante é desenvolver uma declaração de confidencialidade para acompanhar a pesquisa, pois este documento é fundamental para torna ro processo confortável e garantir um feedback sincero.

6. Analise e distribua os resultados
Analisar os dados da pesquisa de satisfação e clima organizacional é um processo cuidadoso. O feedback vai esclarecer os pontos fortes e fracos da organização, bem como explicitar pontos que precisam ser melhorados com a curto, médio e longo prazo.

É importante compartilhar os resultados da pesquisa com os colaboradores. Isso demonstra que a empresa ouve e valoriza a opinião dos funcionários.

Benefícios da Pesquisa de Clima Organizacional

As pesquisas de clima organizacional e satisfação fornecem um caminho para identificar as opiniões dos colaboradores. De outra forma, elas poderiam ser negligenciadas e não reportadas. Ao descobrir a forma como os funcionários veem a empresa, é possível tomar medidas imediatas para garantir que os problemas identificados sejam resolvidos e os pontos fracos melhorados, de acordo com a necessidade.

A pesquisa é também essencial para fazer com que os colaboradores se sintam valorizados pela empresa. Isso aumenta o moral dos funcionários e impacta positivamente na produtividade.

E você? Como tem conduzido pesquisas de satisfação e clima organizacional na sua empresa? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

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