Como aumentar a eficiência de TI com um Sistema em Nuvem (Cloud Computing)

Tempo de leitura: 3 minutos

ti-sistema-nuvem-cloud-computingA tecnologia do sistema em nuvem ou, em inglês, Cloud Computing, mudou completamente a maneira como muitas pessoas se relacionam com seus dados e informações que precisam ser armazenadas em ambientes eletrônicos. Em uma pesquisa divulgada pela Edge Strategies em conjunto com a Microsoft em 2012, cerca de 33% das pequenas e médias empresas brasileiras já utilizavam esse sistema – e outros 45% esperavam aplicá-lo até 2015 em suas rotinas.

O sistema em nuvem, especialmente para os times de TI, facilitou ainda mais os processos dessas equipes, que trabalham sempre em prol de melhorar a eficiência das rotinas de empresas de diferentes setores. Separamos abaixo alguns pontos em que o sistema em nuvem ajuda os profissionais de TI a otimizar e tornar suas demandas mais eficientes. Confira!

 

Redução de custos com Cloud Computing

Quando o Cloud Computing surgiu, um dos grandes desafios de aplicá-lo na rotina das empresas era enfrentar os altos preços que as empresas responsáveis por esses serviços cobravam. Hoje, com o aumento do número de fornecedores de espaço na nuvem para pessoas físicas e jurídicas, é natural que os custos relacionados a essa atividade tenham reduzido significativamente – o que facilita, muito, a utilização dessa alternativa nas empresas de todos os tamanhos.

 

Melhore seu limite de capacidade

Contar com o armazenamento físico significa sempre ter que trabalhar com um limite de capacidade, afinal, convenhamos, por mais espaço que você tenha disponível na sua empresa para colocar computadores e HDs externos, eventualmente, este “espaço livre” vai se esgotar e o processo para aumentar a estrutura é demorada e onerosa. A melhor maneira de evitar a dependência com limite de capacidade é contar com o sistema em nuvem, afinal você sempre poderá adquirir mais espaço para seus dados, na quantidade que desejar.

 

Mobilidade e flexibilidade para trabalhar com as informações

Imagine poder acessar seus dados e informações de qualquer lugar, sem ter que se preocupar com a necessidade de carregar um HD externo ou um computador consigo? Essa mobilidade e flexibilidade de trabalho é oferecida pelo sistema em nuvem, visto que ele pode ser acessado de qualquer lugar com uma conexão com a internet.

 

Garantia de segurança das informações

Quando o sistema de armazenamento em nuvem começou a chegar nos mercados particulares e de trabalho, o maior temor de quem optava por colocar suas informações e dados nesses sistemas era a qualidade da segurança oferecida por este serviço. Hoje sabe-se que, uma vez que você contrata uma empresa de qualidade e que conta com serviço de criptografia das informações e certificados de segurança, não é preciso se preocupar com relação a esse tema. Os sistemas em nuvem de qualidade são considerados muito mais seguros para dados do que um armazenamento tradicional em computadores e HDs.

 

Capacidade de suportar aumento da carga de informações

Sua empresa cresceu? Precisa aumentar o número de informações armazenadas? O sistema em nuvem é capaz de absorver esse aumento de carga de dados a qualquer momento. Basta adquirir um pacote maior de espaço e você terá disponível uma capacidade ainda maior para guardar todas as informações que precisa.

Você que trabalha com TI, o que está esperando para adotar o Cloud Computing agora mesmo? Compartilhe conosco suas dúvidas e opiniões sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *