Como a Internet das Coisas (IoT) vai transformar o seu negócio e a sua vida

Tempo de leitura: 4 minutos

internet-das-coisasInternet of Things (IoT) ou Internet das Coisas é um conceito aplicável aos objetos do dia a dia que vão desde máquinas industriais até dispositivos portáveis. Através de sensores embutidos, que facilitam o comando através da web, objetos se tornam mais inteligentes por meio do controle a distância.

Casas que utilizam sensores capazes de controlar a iluminação e a temperatura por meio de dispositivos móveis ou mesmo equipamentos que possibilitam alertar uma equipe de uma falha intermitente ou até fazer gestão de pessoas. A Internet das Coisas se assemelha muito àquilo que vislumbrávamos como futuro, como um cenário do desenho Os Jetsons, onde tudo parecia possível a partir de um simples clique.

Como nasceu e o que é IoT?

A ideia da Internet das Coisas surgiu a partir do fascínio do controle remoto somado à velocidade e a praticidade da internet. Com a descoberta do wi-fi, que permite a conexão sem fio, controlar remotamente objetos pela web se tornou um fetiche para muitos pesquisadores de tecnologia pelo mundo. Porém, foi no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) que a Internet das Coisas se tornou uma realidade.

O termo Internet das Coisas surgiu em 1990 e foi criado por um dos fundadores do “Auto ID- Center” do MIT, Kevin Ashton.

Ashton era um dos pesquisadores que descobriu como conectar objetos à internet, através do RFID, um método de identificação automática que funciona através de sinais de rádio.

Mercado de IoT

Porém, seria a Internet das Coisas um capricho de alguns cientistas malucos apaixonados por ficção científica? Na verdade, essa tecnologia vem modificando muito o universo doméstico e corporativo e surpreende pela revolução que vem promovendo. O mercado que vem se desenvolvendo por conta deste tipo de tecnologia é crescente e vem apresentando soluções inovadoras tanto na rotina de pessoas quanto em processos empresariais.

Uma revolução no dia a dia das pessoas

Apenas com uma conexão a internet, é possível manter um bom fluxo de dados, que facilitam o controle e a economia por meio dos objetos. É o caso, por exemplo, das redes elétricas inteligentes, que permitem a economia de energia sem prejudicar a segurança. Através dessas redes é possível controlar a iluminação oferecendo mais conforto e segurança.

As residências estão ficando mais inteligentes. Por meio desse tipo de tecnologia, já é possível controlar, por exemplo, as compras do supermercado através das geladeiras que informam, via aplicativo, os alimentos que estão acabando.

Além das aplicações domésticas, a IoT cria uma revolução no ambiente escolar, automatizando o controle de presença e frequência, os alunos acessam os espaços com mais rapidez que aumenta a produtividade das aulas. Outra facilidade é a  troca de informações com os pais e responsáveis.

Uma revolução nos processos corporativos

Além de beneficiar pessoas, a Internet das Coisas tem uma ampla aplicação em processos empresariais. Apenas para se ter uma ideia, hoje algumas soluções em logística permitem acelerar o fluxo do tráfego, além de diminuir o consumo de combustível, priorizando horários de menor pico e com menos tendência à acidentes.

Nas organizações, esse tipo de tecnologia permite a automatização de gestão de colaboradores e equipamentos que incluem sistemas eletrônicos de ponto, acesso e presença. Usando apenas um cartão RFID ou dispositivos embarcados, os gestores podem, a distância, acessar e tratar informações de suas equipes. Para empresas que atuam com unidades espalhadas, como franquias e construções, o acesso as informações ocorre com mais agilidade.

Gestão de Pessoas com IoT

Outra revolução causada pela IoT diz respeito à Gestão de Pessoas, especialmente através dos sistemas eletrônicos de ponto. Com esse sistema já e possível capturar as batidas do ponto em tempo real e operar de acordo com as exigências legais. Isso facilita o controle de escalas, jornadas e horas extras, também facilita o acesso as informações beneficiando a performance com ações assertivas e pró-ativas. O que fazia parte de uma administração complexa de dados, hoje, com a Internet das Coisas se tornou um processo muito mais inteligente e eficaz.

Empresas que investem de olho no futuro, apostando em novas tecnologias, se diferenciam no mercado e tornam-se mais competitivas. A Internet das Coisas veio para facilitar a vida das pessoas e tornar as empresas mais eficientes. Escolha parceiros que investem em novas tecnologias!  

Você já conhecia a Internet das Coisas? Já experimentou uma alternativa envolvendo tecnologia para ter soluções mais eficazes para a sua empesa? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *