Blog

Ações trabalhistas: como evitar processos contra supermercados

Ações trabalhistas: como evitar processos contra supermercados

6 minutos Horas extras, acúmulo de funções, atraso no pagamento de rescisão e assédio moral são apenas alguns exemplos de situações que podem motivar ações trabalhistas em supermercados. O objetivo das ações trabalhistas é – ou deveria ser – exigir que a empresa cumpra o acordado com o colaborador e evitar abusos em uma relação de trabalho. Acontece que o uso da má fé é possível nesse tipo de processo, e acaba por prejudicar as empresas. Ter conhecimento sobre as situações que podem levar Continue lendo

Processos trabalhistas: 4 motivos de ações contra restaurantes

Processos trabalhistas: 4 motivos de ações contra restaurantes

5 minutos Processos trabalhistas são situações desagradáveis que podem prejudicar as empresas financeiramente. Desde que sigam todas as leis e regulamentações que garantem os direitos dos trabalhadores, os riscos de sofrer com processos trabalhistas diminui consideravelmente. Do contrário, todas as empresas estão sujeitas a sofrer uma ação trabalhista. Restaurantes que sofrem processos correm o risco de ter um grande impacto em seu orçamento, ficar mal visto entre outros profissionais ou ainda receber punições do Ministério do Trabalho. Neste artigo, mostraremos quais são os tipos Continue lendo

Colaboradores intermitentes e temporários em restaurantes: 5 desafios

Colaboradores intermitentes e temporários em restaurantes: 5 desafios

6 minutos Você certamente já disse ou ouviu a frase “vamos marcar de fazer algo!” e esse combinado geralmente envolve a ida a um bar ou restaurante. Seja para o almoço diário, um happy hour ou outra comemoração. Só tem uma coisa que pode acabar com o clima agradável: o atendimento ruim. Uma saída para os estabelecimentos é contratar colaboradores intermitentes e temporários para suprir as altas demanda. No entanto, é preciso resolver alguns desafios para não perder os clientes por conta de um Continue lendo

Como gerir colaboradores intermitentes e colaboradores temporários?

Como gerir colaboradores intermitentes e colaboradores temporários?

4 minutos Durante a crise o consumidor fechou a mão e reduziu as compras, mas tudo indica que o pior já passou. As vendas do comércio voltaram a crescer e a expectativa é que o ano seja de recuperação. Com a volta às compras a sua empresa já sentiu a necessidade de ampliar o time para atender a demanda? A contratação de colaboradores intermitentes e temporários pode ser uma ótima saída. Entenda como funcionam os novos regimes de contratação A Consolidação das Leis do Continue lendo

Colaboradores intermitentes: saiba o que diz a reforma trabalhista

Colaboradores intermitentes: saiba o que diz a reforma trabalhista

4 minutos Colaboradores intermitentes são aqueles que prestam serviços para as empresas de forma descontinuada. Diferentemente da contratação permanente, onde o colaborador é contratado, inicialmente para um período de experiência e, posteriormente, por prazo indeterminado. O modelo trabalho intermitente já vinha sendo utilizado pelas empresas há muitos anos, porém não era regulamentado pelas Leis de Consolidação do Trabalho (CLT). Por isso, casos de abusos aconteciam e podiam prejudicar tanto a empresa, quanto o colaborador. Com a aprovação da Reforma Trabalhista, algumas empresas passaram a Continue lendo

Como usar a tecnologia para gerenciar as escalas de trabalho da loja?

Como usar a tecnologia para gerenciar as escalas de trabalho da loja?

6 minutos Quantos colaboradores fazem parte da sua equipe? Se você está em busca de melhores práticas para gerenciar as escalas de trabalho da loja para atender bem os clientes sem prejudicar os colaboradores, vamos apresentar alguns recursos que ajudam você a simplificar esse processos. Você vai perceber que é possível garantir a excelência do atendimento sem aumentar os custos com a folha de pagamento. O que são escalas de trabalho? Embora as escalas de trabalho de lojas já façam parte da rotina dos Continue lendo

5 cuidados que você deve ter com a escala de trabalho do supermercado

5 cuidados que você deve ter com a escala de trabalho do supermercado

4 minutos A rotina de trabalho em um supermercado é atribulada. O atendimento é feito o dia inteiro, aos finais de semana, feriados e, em alguns casos, até de madrugada. É preciso garantir que o cliente seja bem atendido em qualquer período e ter um quadro  completo de funcionários para evitar erros ou problemas durante as jornadas de trabalho. Por isso, as escalas de trabalho do supermercado devem ser bem estruturadas. Nesse momento, a pessoa  responsável pelos Recursos Humanos se depara com um grande Continue lendo

Por que definir escalas de trabalho do restaurante?

Por que definir escalas de trabalho do restaurante?

4 minutos Criar escalas de trabalho do restaurante é um desafio que costuma ser enfrentado pelos donos do negócio ou profissionais do departamento administrativo. Com exceção de grandes redes, normalmente, esse tipo de empresa não conta com um departamento de Recursos Humanos. Um único colaborador é determinado para cuidar do Departamento Pessoal. Isso faz com que a criação das escalas seja feita de forma equivocada, ou não seja feita – o que pode resultar em multas ou processos trabalhistas. Por isso a criação das Continue lendo

Por que o relógio de ponto é fundamental para garantir a pontualidade e assiduidade em restaurantes

Por que o relógio de ponto é fundamental para garantir a pontualidade e assiduidade em restaurantes

5 minutos Já pensou quanto a pontualidade e assiduidade em restaurantes (a presença do time) são fundamentais para garantir o funcionamento do estabelecimento? A falta de um colaborador mexe com toda a rotina do local. A preparação dos alimentos, a organização do espaço e o atendimento ao público são afetados, levando a prejuízos financeiros e estragando a imagem da empresa. A falta de pontualidade e assiduidade também impacta na escala de trabalho de outros colaboradores, que precisam se reorganizar para suprir a falta de Continue lendo