Acabe agora com as fraudes na Gestão de Servidores Públicos da Saúde

Tempo de leitura: 1 minuto

ponto-eletronico-biometrico-saude-susO sistema biométrico de ponto esta sendo adotado por diversas empresas e órgãos públicos com o objetivo de tornar mais fiel a anotação da jornada de trabalho de cada empregado ou servidor.

Entretanto, tornou-se comum a prática de fraude do sistema de ponto biométrico, sobretudo por servidores da área da saúde que comumente cumulam outras atividades aliadas aquelas prestadas em estabelecimentos públicos.

Um exemplo bastante corriqueiro é a utilização de dedos de silicone com a biometria de cada empregado/servidor.  A fraude consiste na utilização do ponto biométrico por apenas uma pessoa, que comparece as atividades portando a biometria de outros colegas de trabalho que sequer comparecem as atividades.

fraudes-gestao-saudeRecentemente se teve notícia de uma médica do SAMU do Município de Ferras de Vasconcelos, interior de SP, que acabou sendo presa e responde inquérito policial, acusada de burlar o sistema de ponto biométrico. Com os dedos, ela “assinava” o ponto de presença de funcionários que não apareceriam para trabalhar. Outros casos de fraude, cometidos nos mesmos termos estão sendo divulgados em mídia para salientar e coibir os riscos desta prática.

É importante salientar o risco da prática de utilização de biometria de silicone e outras condutas que objetivem burlar o sistema de ponto.

O Ministério Público poderá fiscalizar a correta anotação do ponto pelos servidores para investigar a existência de possíveis fraudes.

Os servidores públicos que fraudarem o sistema de ponto podem ser indiciados em âmbito civil e administrativo por ato de improbidade administrativa, podendo inclusive sofrer a exoneração de seus cargos.

Em esfera penal, podem responder criminalmente por formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato, dentre outros crimes atinentes ao exercício de funções publicas, cabendo inclusive a prisão provisória ou temporária  dos servidores acusados.

 

Saiba mais:

baixa-ebook-gratis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *