10 dicas para fazer a gestão eficiente do seu RH

Tempo de leitura: 4 minutos

10 dicas para fazer a gestão eficiente do seu RH

 O setor de Recursos Humanos é o coração de uma empresa uma vez que é o responsável por contratar novos talentos, reter os talentos da organização e manter os colaboradores engajados nos projetos da empresa. Pensando na importância dos Recursos Humanos para o bom funcionamento de uma empresa, nós listamos dez dicas essenciais para potencializar o seu RH.

 

O RH é o setor responsável pelo capital humano da empresa. Um gestor que preza pela eficiência, por estratégias criativas e por um trabalho de qualidade, atua no sentido de engajar a equipe, trazendo sempre soluções para as dificuldades que surgem durante a rotina de trabalho.

 

Selecionamos aqui dicas e informações valiosas para você que atua na área de Recursos Humanos e está sempre em busca da excelência e qualidade nos serviços prestados. Continue lendo o texto e acompanhe cada uma das dicas com atenção:

 

1 – Integração

Muitas empresas realizam contratações apressadas, deixando de adotar processos mais apurados com relação à integração do novo funcionário.

 

Para reter talentos na sua empresa é essencial dar uma atenção ao processo de integração dos novos funcionários. Além da apresentação, deve haver uma estratégia que envolva atividades que auxiliem este novo funcionário no processo de adaptação ao ambiente de trabalho.

 

2 – Treinamentos

Novos funcionários desconhecem as rotinas da empresa, enquanto os funcionários mais “antigos” se adaptam e criam formas próprias de trabalhar, às vezes caindo no comodismo.

 

Os treinamentos são essenciais em todas as esferas já que auxiliam os colaboradores mantendo-os atualizados,além de colaborar com a quebra da rotina de trabalho e a socialização entre os colegas.

 

3 – Saiba ouvir sua equipe

A equipe que está trabalhando diariamente e vendo os problemas da empresa deve ter voz. O setor de RH é uma excelente fonte de comunicação. Ouça seus colaboradores e veja o que eles tem a dizer. As sugestões são sempre bem vindas e devem ser prioridade de qualquer gestor de RH.

 

Isso motiva os colaboradores e facilita a comunicação entre empresa e funcionário, já que eles se sentem mais à vontade quando percebem que as portas estão abertas.

 

4 – Reconhecimento

Reconheça e valorize os colaboradores que se destacam. É importante mostrar ao colaborador o que você espera dele e quando ele agir da forma como você busca, você deve premiá-lo por se destacar.

 

O funcionário se sente valorizado e trabalha com muito mais empenho.

 

5 – Comunicação Eficaz

Adote uma comunicação eficaz com a equipe. Saiba transmitir as mensagens de forma discreta e clara. Não seja impositivo. Busque sempre conversar de forma simples e preste atenção nos resultados. Você deve estar atento aos seus colaboradores para compreender se a mensagem foi entendida.

 

6 – (RE)Conheça os talentos

Um setor de RH de qualidade conhece bem os seus talentos e acompanha constantemente suas motivações e aspirações.

 

Com reuniões periódicas, pesquisas e feedbacks é possível ficar por dentro do que os seus maiores talentos estão pensando e buscando.

 

7 – Motivação

O RH precisa saber o que motiva os funcionários, o que cativa cada integrante da equipe. Nem sempre o dinheiro é o único fator, especialmente com os mais jovens. Pense em planos de carreira e recompensas. Eles são excelentes motivadores e auxiliam na captação e retenção de talentos dentro da organização.

 

8 – Transparência

Seja transparente sobre a empresa, sobre as filosofias, regras e cultura. O colaborador precisa de comunicação, portanto esteja sempre pronto para comunicar-se com ele. Compreenda que um colaborador feliz é aquele que se identifica com os valores da empresa e que se sente confortável fazendo parte da organização.

 

9 – Oportunidades

Para potencializar o setor de RH, adote tarefas que deem oportunidades para os seus colaboradores. Seja justo e ofereça tratamento igualitário ao contratar e promover funcionários. Valorize experiência e qualificação e possibilite a todos os colaboradores crescimento dentro da empresa.

 

10 – Liderança

Além de ser um líder, é importante estimular a liderança em seus colaboradores. A empresa que busca crescer deverá começar a delegar tarefas, e ter funcionários sempre preparados para assumir papéis de chefia é essencial para alcançar o sucesso.

 

Uma gestão de qualidade começa com um departamento de RH eficaz e estrategicamente preparado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *